Importância da alimentação nos casos de Dengue

A dengue é uma doença é uma doença causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente em mais de 100 países, exceto a Europa.

A hidratação e alimentação é de fundamental importância quando o indivíduo contrai o vírus da dengue, neste caso ocorre a diminuição das plaquetas e o sistema imunológico é afetado e com a perda de líquidos de dentro dos vasos sanguíneos pode ocorrer a queda da pressão arterial, este quadro pode evoluir e levar a morte. Por isto deve-se beber muito líquido: água, água de coco, soro caseiro, chás, soluções isotônicas (Gatorade, Pedialyte, Sportdrink, Sport Fluide Sport Ade) e ter atenção em relação ao aspecto nutricional:

  • No período crítico onde ocorre náuseas é importante o estimulo de ingestão de alimentos em pequenas porções a cada duas horas.
  • Deve ser consumida uma alimentação leve, de fácil digestão e absorção, como: hortaliças em geral; alimentos ricos em ferro (devido à queda substancial das plaquetas) como as carnes vermelhas magras; frutas e sucos ricos em vitamina C. Para ajudar a melhorar o estado nutricional pode ser utilizado complementos ricos em vitaminas e minerais.
  • Incluir a ingestão de alimentos que contenham vitamina K (ajudam na coagulação sanguínea): hortaliças e folhosos verdes-escuros…
  • Como imunidade está deficiente deve ser incluído alimento ricos em proteínas e podemos citar como exemplo: leite e derivados, ovos…
  • Devem ser evitados alimentos que contenham salicilatos e os de ação antitrombótica:
  • Abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate, uva.
  • Ação antitrombótica: alho, cebola e gengibre.

Muitas receitas estão na mídia para auxiliar a cura para dengue e entre elas a de suco de inhame cru. O inhame é um alimento rico em vitamina A, vitamina C, e algumas vitaminas do complexo B, porém deve-se ter cuidado ao consumi-lo desta forma pois o mesmo é rico em ácido oxálico em forma de cristais, o que pode provocar uma reação alérgica.

Mara Cristina FleiriaPimenta – CRN 47753

Especialista em Nutrição Clínica Aplicada as Doenças Crônicas

(16) 3020-8205/ 98121-6862

Facebook: Mednutri – Saúde & Bem Estar

Email: maracrispimenta@gmail.com

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Deixe uma resposta