Modismos alimentares

As “dietas da moda” estão entre os principais instrumentos utilizados para o tratamento da obesidade e da redução de peso. Apesar das controvérsias relacionadas à sua eficácia, onde a maioria dessas dietas é baseada em redução significativa das calorias e/ou da proporção de carboidratos e consequentemente aumento das proporções de proteínas e gorduras.

Nas ultimas décadas, houve um grande aumento de produtos e livros (com baixa ou nenhuma comprovação científica) que prometem sucesso na perda de peso rápida e, aparentemente, com pouco esforço. Onde, na maioria das vezes são realizadas sem orientação profissional, podendo causar riscos para a saúde do paciente, como redução de massa magra, por erros de conduta por falta de conhecimento por parte do paciente em relação à composição dos alimentos. Ocorrendo recuperação da massa corporal total após um período de tempo, frustrando o paciente, maior ganho de peso e comprometendo a saúde.

Os principais modismos observados são as dietas reduzidas em carboidratos e com elevada proporção de lipídios e proteínas, as organizações oficiais em saúde, alertam para os efeitos deletérios dessas condutas, principalmente sobre a saúde cardiovascular, óssea, renal, hepática e ainda para o risco aumentado do câncer, pelo fato do baixo consumo ou nenhuma quantidade de frutas, vegetais e fibras. Outro modismo alimentar é a dieta cetogênica, onde o consumo de lipídios atinge proporções que variam de 56 a 66% do valor total das calorias, sendo que a maioria consumida são as gorduras saturadas.

Geralmente, indivíduos que optam por qualquer destes ou outros modismos alimentares na tentativa de chegar ao peso desejável, a médio prazo chega-se ao insucesso com o reganho de peso e ainda, com deficiência em nutrientes importantes ao organismo. Isto se deve à não adesão tanto de bons hábitos alimentares associados às práticas esportivas, estes que são requisitos essenciais tanto para perda saudável de peso como para a manutenção da saúde.

 

Nutricionista Ana Clara Bertoletti

CRN² 14350D

Instagram: @nutrianaclarab

Facebook: Nutricionista Ana Clara Bertoletti

Email: annaclara_b@hotmail.com

 

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Deixe uma resposta