Reeducação alimentar em grupo

Mudar hábitos alimentares, independente do objetivo, seja devido a alguma doença ou para emagrecimento, não é uma tarefa fácil. Alguns motivos podem levar o paciente a procurar o acompanhamento em grupo, como não ter tido sucesso ao realizar outro tipo de dieta feita individualmente, falta de motivação, não se sentir apoiado por familiares e amigos, por exemplo.

A reeducação alimentar em grupo proporciona mudanças através de sentimentos de conforto e acolhimento em um ambiente de suporte e respeito, já que a troca de experiências permite ao indivíduo falar sobre seus sentimentos em relação a comida e as dificuldades que enfrenta para se alimentar melhor, sem se sentir constrangido. O formato do grupo possibilita um sentimento de inclusão, fazendo com o paciente se sinta à vontade para desabafar sobre as angústias relacionadas a comida. O grupo reúne pessoas diferentes, cada um com suas dificuldades e facilidades na busca de melhor qualidade de vida. Dessa forma, o grupo se apoia e encontra em conjunto soluções para cada dificuldade encontrada, aumentando a adesão ao tratamento e fazendo com que os bons hábitos sejam mantidos após o término do grupo.

 

Nutricionista Larissa Almeida

CRN9/18644

Tel: (32)98501-4334

 

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Deixe uma resposta