Tire suas dúvidas sobre o que é e como funciona a bioimpedância!

Você sabe o que é bioimpedância? Trata-se de um exame que permite o acompanhamento preciso da evolução corporal do paciente por nutricionistas, educadores físicos, entre outros profissionais  garantindo resultados mais acertados. Isso porque, a partir das informações fornecidas, é possível traçar estratégias diferentes de alimentação. 

Para saber mais detalhadamente sobre o que é, como funciona, para quem é indicada a bioimpedência, além de outras informações importantes, continue a leitura deste post!

O que é bioimpedância?

A bioimpedância é um exame que avalia a percentagem corporal de gordura, músculo, água e ossos por meio de uma corrente elétrica indolor, que passa pelo corpo através de placas de metal. Para tanto, o procedimento é feito com o auxílio de equipamentos e balanças especiais, tanto em consultórios de Nutrição quanto em academias e clínicas de estética. 

Entre os elementos que a bioimpedância é capaz de medir, estão:

  • peso corporal;
  • IMC;
  • gordura corporal;
  • massa magra;
  • água no corpo;
  • metabolismo basal;
  • relação cintura e quadril;
  • impedância dos segmentos corporais.

Como é o exame?

O exame de bioimpedância pode ser realizado por dois métodos: com o uso de um equipamento especial ou por meio de uma balança. No primeiro caso, o paciente se deita em uma maca, com dois eletrodos na mão e no pé. A corrente elétrica passa entre esses eletrodos, fornecendo os resultados. Já na balança, basta que ele suba descalço. 

Nas duas opções, a corrente elétrica viaja facilmente pela água do corpo, especialmente naqueles tecidos muito hidratados, como os músculos. Assim, considerando que a água é o único elemento do organismo que conduz eletricidade, quando a corrente passa, é possível medir a sua impedância. Isso possibilita identificar a quantidade exata de massa magra e gordura corporal. 

Preparação

Para que o exame indique resultados acertados, ele deve ser feito de acordo com as seguintes condições: 

  • ingerir de 2 a 4 copos de água, 2 horas antes do exame;  
  • não comer, tomar café ou se exercitar nas 4 horas anteriores;
  • não fazer uso de bebidas alcoólicas 24 horas antes;
  • não passar cremes corporais nos pés ou nas mãos;
  • ir ao banheiro 30 minutos antes;
  • usar peças de roupas leves. 

Por que e para quem ele é indicado?

A bioimpedância indica elementos que podem ser aprimorados nos planos alimentares e de exercícios, sinalizando também questões relacionadas à saúde. A medição da quantidade de água no corpo, por exemplo, pode revelar a necessidade de maior hidratação, de modo a melhorar o funcionamento do organismo e colaborar com a estética. 

Detalhes como esses fazem toda a diferença na obtenção de resultados satisfatórios para o paciente, mas nem sempre ficam evidentes quando o acompanhamento é feito apenas por métodos tradicionais. Sendo assim, para obter uma visão mais realista da saúde dos clientes e direcionar melhor as suas ações, é interessante oferecer esse tipo de exame.

Por fim, é válido destacar que o procedimento é muito comum para atletas que necessitam de maior precisão sobre a composição corporal. No entanto, não é adequado para gestantes e pessoas que tenham algum tipo de metal no corpo (marca-passo, próteses, pinos etc). 

Pronto! Agora você já sabe o que é bioimpedância e como esse exame pode auxiliar no acompanhamento da evolução do paciente. Por meio dos resultados, os nutricionistas podem, inclusive, elaborar dietas mais personalizadas, monitorando as modificações que ocorrerem no corpo durante o plano nutricional e programas de atividade física.

Gostou de entender como funciona o exame de bioimpedância? Caso tenha restado qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato agora mesmo com a Dietbox. Estamos prontos para conversar com você!

Deixe uma resposta