Benefícios do amendoim

Você já parou para pensar o quão benéfico seria se você incluísse o amendoim na sua alimentação? Muitos acabam não usufruindo dos benefícios que esse alimento maravilhoso proporciona dizendo que engorda, dá espinhos, etc. Porém, hoje te trouxe alguns detalhes que você talvez desconhecesse sobre o amendoim. O amendoim é um alimento que traz muitos benefícios à saúde humana quando consumido moderadamente e associado a uma alimentação equilibrada planejada por um nutricionista. O bom é que ele pode ser ingerido de várias formas: como óleo, farinha, cru, torrado, salgado, doce, em pasta ou adicionado a saladas ou receitas doces e salgadas. Ele é fonte de energia, rico em gorduras “boas” que chamamos de monoinsaturados e poli-insaturados e ele não tem colesterol. Também é fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e o mais legal é que ele tem baixa carga de carboidratos. Uma colher de sopa de amendoim fornece quase 112 calorias, 9.8 g de gorduras, 5.2 g de proteínas e apenas 3.2g de carboidratos.

O que acontece é que devido a suas várias substâncias benéficas o amendoim:

  1. Auxilia na perda de peso
  2. Contribui com a construção muscular e mantem a saúde dos músculos
  3. Protege o cérebro contra doenças degenerativas e cognitivas
  4. É rico em antioxidantes
  5. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer
  6. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
  7. Ajuda a prevenir a aterosclerose
  8. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
  9. Ajuda a melhor o humor
  10. Ajuda a prevenir anemia
  11. Ajuda a prevenir o diabetes
  12. Ajuda a prevenir o cálculo biliar

Ah, preciso te lembrar que o exagero no consumo pode sim causar problemas de saúde principalmente para quem tem alergia. Uma dica valiosa para você que não tem alergia ao amendoim é de optar pelo mais natural. Comprar cru, torrar em casa e inovar nas receitas. Eu principalmente gosto de usar no café da manhã ou nos lanches, e nas principais refeições combino sempre com cereais ou legumes pelo fato de que ambos se complementam melhor em aminoácidos. O que você acha de começar a incluir ele na sua alimentação de forma equilibrada? Consulte seu nutricionista e faça bom uso!

 

Nutricionista Bernice Ngioyele

CRN2 8741P

Contato (51) 981542356

Página facebook: Nutricionista Bernice Ngioyele

Instagram: @nutricionistabernice

Email: bernicengioyele@gmail.com

 

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Deixe uma resposta