O que são pré e probióticos?

Probióticos são microorganismos vivos presentes no nosso intestino e que podem ser incluídos na preparação de alimentos, medicamentos, e suplemento dietéticos, objetivando regular o intestino, aumentando a produção de células protetoras na mucosa intestinal.  Prebióticos são componentes alimentares não digeríveis mas que fermentam no intestino de forma positiva, favorecendo o crescimento das bactérias probióticas. Uma alimentação contendo esses alimentos funcionais traz benefícios à saúde uma vez inseridos de forma adequada e em quantidade necessária. Os benefícios são: – Aumento da frequência de evacuação e fezes mais macias, melhorando trânsito intestinal;

– Melhora no sistema imunológico, portanto, pode melhorar a resistência a infecções;

– Aumenta a absorção de cálcio e ferro,

– Auxilia no controle do colesterol; – Já tem estudos falando sobre a redução do risco de câncer de colón, e também comprovando a eficácia em quadros que vão além do intestino, como doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e obesidade.
Portanto, atente-se nas dicas abaixo:

– Consuma alimentos fontes de probióticos: Kefir, iogurte natural e leites fermentados com lactobacilos vivos;

– Consuma alimentos prebióticos: cebola, alho cru, alho-poró, chicória, farelo de aveia, ervilha fresca, soja, maçã com casca, banana, mel, açúcar mascavo, tomate, beterraba, dentre outros.

 

CRN 40338
Irani Amaro
Instagram: Irani Amaro Nutricionista
*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Deixe uma resposta