O poder do hábito

Para conseguir criar novos hábitos você precisa entender como funciona o ciclo do hábito.
O autor Charles Duhigg explica tudo isso em seu livro” O Poder do Hábito”. Que por sinal é uma ótima leitura. Veja os passos e as dicas relacionadas.

1: Gatilho- Situação ou sensação ou desejo a determinado tipo de alimento. Gerando vício ou ansiedade ( vontade incontrolável)
Dica: Faça um diário alimentar e identifique esse gatilhos ex: se você gosta de chocolate porque você precisa desse chocolate? é uma TPM, tristeza, tédio?  Identificar quais são seus gatilhos atuais e se preparar para quando eles acontecerem ou escolher quais serão seus novos gatilhos.

2: Rotina- Atitude consequência quando se perde o controle, exemplo ir a uma loja de doces e comprar a barra de chocolate.
Dica: Mudar a rotina , ex: locais e horários.

3: Recompensa- Prazer/alegria devido à ingestão do alimento preferido.
Dica: Mudar ou amenizar a recompensa ( já que geralmente ela é prejudicial ou cause culpa e arrependimento) Se você quer emagrecer, praticar alguma atividade física vai te ajudar a desestressar e de quebra te levar a perda de peso.

O ideal seria ter o equilíbrio e recompensar seu cérebro de diversas outras maneiras. Uma dieta sustentável, algo que faça sentido para você  e que você consiga manter para o resto da sua vida.
A mudança vem de forma natural, mas é necessário um acompanhamento profissional. Aprenda a dizer não e a comer de forma consciente. Respeite seu corpo, suas preferências e suas diferenças.
O processo de resinificação da comida é um ponto essencial para criar novos hábitos alimentares.

 

Instagram: @n.albuquerque_nutri

Facebook- @nathaliaalbuquerquenutricionista

Site: www.nahalbuquerque.strikingly.com

CRN 14100139

 

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Deixe uma resposta