Contato com frutas e vegetais deve começar na infância

Desde que a alimentação é introduzida na vida de uma criança, é importante que frutas e vegetais de todos os tipos façam parte do cardápio. Muitas mamães dizem que os seus bebês comiam de tudo, porém por volta dos 2 aos 4 anos começaram a rejeitar alguns alimentos. Isso acontece porque é a fase em que a criança fica mais seletiva. Já reparou que ela começa a selecionar, inclusive, que roupa ou calçado usar?

Mas quando a família toda tem uma rotina alimentar saudável, é bem difícil que os filhos desprezem verduras, legumes e frutas, pois eles estarão sempre disponíveis e os pequenos acabarão comendo.

Por isso, é muito importante que os pais eduquem os filhos para se alimentarem da melhor forma possível. Está comprovado por alguns estudos que é necessário que a criança experimente até 20 vezes um alimento para afirmar que não gosta, por isso, varie a forma de apresentação das verduras e legumes para ela. Por exemplo, se seu filho não gosta de chuchu ou espinafre, mas come bolinho com o vegetal, também está valendo.

É muito importante inserir verduras, legumes e frutas no cardápio dos pequenos, pois aqueles que não comem têm mais riscos de aumentar o colesterol, o triglicérides e desenvolver anemia. Inclusive a falta de vitaminas e minerais diminui a imunidade.

Só não se esqueça de que jamais devemos forçar os pequenos a comer. Nossa responsabilidade é disponibilizar esses alimentos de forma gostosa e prazerosa, certo?

Agora que você sabe de tudo isso, que tal agendar sua consulta e ajudar seu filho a ter uma melhor relação com a comida para crescer e se desenvolver com saúde e bem-estar?

 

Carol Albuquerque | Nutricionista materno infantil

(11) 97498-6907

Instagram: nutricarol.albuquerque

descomplicandoanutricao.com

 

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

 

Deixe uma resposta