Benefícios do chá verde

Fala-se muito em como o chá verde é importante para a saúde. Mas você sabe o porquê?

O chá verde é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Do processo para a produção do chá, ou seja, da secagem, e também da forma como ele é preparado, dependerá a quantidade de flavonoides – as catequinas – presentes no chá.

Estas catequinas possuem propriedades antioxidantes, modulando a produção excessiva de radicais livres, que poderiam ser deletérios à saúde celular.

Apesar de alguns estudos controversos, a maioria das pesquisas feitas demonstrou que o consumo do chá verde pode sim trazer benefícios para a saúde.

Tanto estudos experimentais quanto epidemiológicos demonstraram que os compostos presentes no chá verde tem ação anti-inflamatória;  antiaterogênica, ou seja, evita a formação de “placas” que possam vir a obstruir as artérias e também possuem efeitos no controle de peso.

Vale ressaltar que o consumo de chá verde deve fazer parte de uma dieta saudável, considerando as necessidades e características individuais, aliado à prática de atividade física.

Não se esqueça: sempre consulte um nutricionista para saber o que é indicado para você!

Referência:

Senger AEV, Shwanke CHA, Gottlieb MGV. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica. 2010; 20 (4): 292-300.

 

Carolina de O S Diniz

Deixe uma resposta