Cuidados em ser vegetariano ou vegano na prática de atividade física

Texto retirado do ar a pedido do autor.

Paulo Eduardo dos Santos
CRN-3 53307/p

*O texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete a opinião da empresa. O blog é aberto caso outro(a) profissional queira escrever um contraponto.

Carta resposta da Sociedade Vegetariana Brasileira: https://svb.org.br/2493-carta-resposta-da-svb-ao-artigo-sobre-vegetarianismo-no-blog-dietbox

20 pensamentos

    1. Olá Thais,

      O espaço aqui está aberto para seus argumentos que contraponha o que está escrito, da mesma forma que o blog está aberto para publicação de qualquer conteúdo que você queira escrever no que considera correto.

  1. esse texto é um desserviço. que vergonha… foi realmente escrito por um nutricionista? pq mais parece ter sido por um fanfarrão que se informa em qualquer besteira da internet

  2. Galerinha vamos prestar atenção no texto por completo, o texto reflete a uma alimentação vegana/vegetariana MAL ELABORADA em outras palavras sem a orientação de um profissional, quanto aos possíveis malefícios estão de acordo a embasamento cientifico.
    vamos desarmar o modo defesa e entender o contexto 😉

    1. Quando o profissional de saúde se refere à “supostos” e não “comprovados” benefícios à saúde da dieta vegetariana ele está falando sem embasamento. Quando o profissional se refere à proteínas de baixo valor biológico e à proteínas incompletas e à fatores antinutricionais ele está propagando conceitos desatualizados e errados o que é uma irresponsabilidade. Nenhum dos fatos que descrevi está relacionado aos possíveis malefícios da dieta vegetariana mal elaborada e sim erros graves de nutrição. Não existe contexto a ser entendido. Existe a defesa da verdade.

  3. Em nome da Sociedade vegetariana Brasileira, como nutricionista especialista em alimentação vegetariana e coordenadora do departamento de saúde e nutrição da SVB peço o direito de resposta à este texto equivocado e irresponsável. Como envio à vocês o texto já pronto e referenciado?

      1. Caros responsáveis pelo Dietbox, o texto aqui publicado é absolutamente cheio de equívocos, atestando falta de conhecimento do autor, que prestou um desserviço aos leitores do Dietbox. A carta resposta, publicada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (link a seguir), apresenta informações muito mais bem embasadas, trazendo (apenas) alguns dos inúmeros pareceres oficiais, de órgãos mundialmente reconhecidos, que comprovam a falta de atualização do nutricionista Paulo Eduardo dos Santos (sem falar nos inúmeros exemplos reais de atletas profissionais que são recordistas, medalhistas e campeões em diversos esportes). Assim, sugiro que o Dietbox, a fim de levar uma informação de qualidade aos seus leitores, e corrigir os equívocos provocados pelo senhor Paulo Eduardo, publique a carta resposta já mencionada (https://svb.org.br/2493-carta-resposta-da-svb-ao-artigo-sobre-vegetarianismo-no-blog-dietbox).

  4. Nossa que coisa mais sem sentido. Até o ministério da saúde alega que a dieta vegana é a mais saudável entre todas, esse homem que se diz nutricionista está totalmente equivocado, que retrocesso hein dietbox aff.

  5. Qualquer dieta mal orientada pode levar a carências nutricionais, inclusive as da moda como “Low carb”. É irresponsável esse tipo de texto em relação ao vegetarianismo. Sou vegano a 3 anos, pratico esportes, estudo e acabei de fazer exames no laboratório Sabin e os médicos disseram “tudo excelente”.

    Segue o link de resposta da Sociedade Vegetariana Brasileira:
    https://svb.org.br/2493-carta-resposta-da-svb-ao-artigo-sobre-vegetarianismo-no-blog-dietbox

  6. Blm dia! Como você mesmo disse, uma dieta vegana “mal feita” pode gerar deficits caloricos e de certos tipos de vitaminas. Mas assim como uma dieta carnista também pode dar os mesmos problemas. Afinal, qualquer alimentaçao não balanceada é desequilibrada por isso a preocupaçao de acompanhamento nutricional independente do seu estilo de alimentaçao. Assim como esse argumento estava equivocado, muitos outros também estao. Peço que vcs publiquem a resposta que a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) da qual sou membro fez e que vcs estão escondendo do resto dos seus leitores. Todos devemos saber os 2 lados da historia

    https://svb.org.br/2493-carta-resposta-da-svb-ao-artigo-sobre-vegetarianismo-no-blog-dietbox

    Att.
    Lara Kuerten

  7. Que profissional vc é? Vc estuda? Se atualiza? Pois tenho certeza que não… Fica passando informações erradas para as pessoas, isso só degrine a imagem dos nutricionistas. Vc é uma vergonha! Ou é pecuarista ou não estuda. Ta passando vergonha, se fosse vc eu apagava isso colega… Por isso eu me consulto com médicos nutrólogos ou nutricionista especializados ou que atendam pacientes veganos, pq independente da sua opinião pessoal, o que importa é a escolha do seu cliente!

  8. Parabéns ao Dietbox por retirar do ar o texto cheio de equívocos e publicar o link para a página com os esclarecimentos precisos, redigidos por profissionais da Sociedade Vegetariana Brasileira, os quais possuem especialização no tema em questão: vegetarianismo.

  9. Sou nutricionista a 10 anos e eu entendi o conteúdo do texto e concordo com o ponto de vista do autor, uma dieta MAL ELABORADA como ele citou inúmeras vezes seja ela vegana, low carb, carnívora.. enfim, realmente tem os seus malefícios, não sei porque fizeram tanto alarde em torno de algo tão simples, sendo que as inúmeras informações citadas estão de acordo com o contexto geral.

  10. A comunidade vegana é muito agressiva com quem tem um ponto de vista diferente do deles, vejo isso nos amigos da minha filha que são veganos e que não aceitam que outras pessoas sigam estilos de vida diferente, lamentável expor um profissional dessa forma por apenas apresentar algo que realmente pode acontecer.

Deixe uma resposta