Dieta Mediterrânea e Longevidade

Recente notícia sobre o falecimento do homem mais velho do mundo, um espanhol que viveu 113 anos, atribuiu a dieta do mediterrâneo como principal fator para sua longevidade

Já ouviu falar da dieta que pode contribuir para sua longevidade?

Pois bem, esta conhecida dieta é caracterizada pela abundância de vegetais, cereais, frutas, nozes e sementes. A principal fonte de gordura é o azeite, utilizado no preparo dos alimentos e para proporcionar mais sabor as refeições. Esta dieta inclui também o consumo moderado de produtos lácteos, peixes, aves e vinho (consumido principalmente junto com as refeições) e o baixo consumo de carne vermelha.

Diversos estudos científicos mostram que a dieta mediterrânea está associada a longevidade, diminuição da mortalidade por câncer e  doenças cardiovasculares. Outro fator importante é o seu papel na redução da prevalência de doenças crônicas aos adeptos da dieta, como diabetes tipo 2 e hipercolesterolemia.

Isso tudo acontece devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes destes alimentos. Os nutrientes abundantes potencialmente benéficos são os ácidos graxos monoinsaturados, proporção equilibrada entre ômega 3 e ômega 6, grande quantidade de fibras e antioxidantes como vitamina E, vitamina C, resveratrol, polifenóis, selênio e glutationa.

Vamos viver mais? Procure um nutricionista e saiba como incluir estes alimentos de forma equilibrada.

Nathaly Russo

CRN 3 28880
Facebook: Nutricionista Nathaly Russo
Instagram: /nutricionistanathalyrusso

2 pensamentos

  1. Oi! Boa tarde! Tenho o colesterol muito alto, ja tentei várias nutricionista, mais não consigo baixar o meu colesterol, nen consigo fazer os horários de cada refeição, minha carga horária de trabalho e muito grande, vc tem como me ajudar?

  2. Oi boa tarde.tenho 52 anos tenho 1,60 e peso 83 kl já tentei de tudo já fui em nutricionista já segui dietas já tentei chás caseiro,e nada, não th como fazer exercícios porq th problema de coluna e th facite plantar .por favor preciso de ajuda já fui chamada d baleia.eu já pesei 69 kls

Deixe uma resposta