Conheça mais sobre a quinoa

A Quinoa, diferente do que a maioria das pessoas pensa, é a semente de uma planta, e não um grão. Essa planta é da família do espinafre e da berinjela, e apesar de raramente ser encontrada em mercados, sua folha é comestível.

A semente é rica em aminoácidos e o nutriente mais presente é a proteína (apresenta de 12 a 15% de proteínas de alta densidade), além de ter um sabor delicioso. Quanto aos micronutrientes, é riquíssima em Manganésio e apresenta boas concentrações de Magnésio, Ferro e Fósforo.

A Quinoa conquistou um ótimo espaço nas mesas dos brasileiros desde que chegou ao país. Além das riquezas nutricionais, também há evidências de que a semente pode reduzir os níveis de colesterol em seres humanos, sendo assim ótima para pacientes com diabetes ou problemas vasculares. Além disso, é uma excelente opção para pacientes celíacos, pois não contém glúten.

Além de poder ser utilizada em preparações culinárias como risotos, sopas, etc, a Quinoa também pode ser consumida misturada com alguma salada e fica uma delícia.

Luiza Ferracini Cunha -CRN2 12980

Nutricionista do Dietbox

Mestranda em Ciências da Saúde – UFCSPA

Deixe uma resposta