Dica de saúde – Nutrição

O sistema imunológico é o defensor do nosso organismo e entra em ação sempre que for necessário. Ele está pronto para lutar contra qualquer invasor, como as bactérias e vírus, ou para ajudar na recuperação de uma lesão ou doença.

O sistema imunológico ataca os problemas gerando uma serie de reações, e uma delas é a inflamação. O fator externo que ajuda a combater as inflamações e um dos mais poderoso, é a alimentação. Existe inúmeras evidencias que mostram que uma boa alimentação a base de frutas, legumes, verduras, ácidos graxos essenciais e grãos integrais controlam as reações inflamatórias; já uma dieta rica em alimentos processados e de conveniências, carne vermelha e laticínios pode gerar inflamações desnecessárias.

As causas da inflamações podem ter diversas origens, entre elas ambientais, metabólicas, nutricionais, estruturais, digestivas, infecciosas e por medicamentos ou drogas. Dentre as nutricionais e metabólicas, se enquadra o sobrepeso e a obesidade, que se não for controlada geram inúmeras doenças.

Por isso, busque aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 (atum, sardinha e salmão), alimentos vermelhos, de tons azuis, roxos e violetas como uva, beterraba, morango e tomate também possuem substâncias anti-inflamatórias, além de laranja, goiaba, limão e kiwi, frutas ricas em vitamina C, melhorando sua alimentação e sua qualidade de vida.

 

Nutricionista Bruna Lais C. S.Corrêa

CRN:16195

Especialização em Nutrição Clinica, Fitoterápica e Funcional; Nutrição Esportiva – LABORO

Empresa Nutriation_ (@nutriaction_); (@drabrunacorrea)

(98) 981515704 / whats (98) 991399513

Deixe uma resposta