5 dicas para melhorar o atendimento no consultório

Você é nutricionista e toca o seu próprio negócio? Então deve prezar por sempre melhorar o atendimento no consultório, não é mesmo? Afinal, somente quando são bem atendidos, os pacientes retornam ao seu estabelecimento em outras oportunidades.

Para que você saiba como bem atender os seus pacientes, precisa ter em mente que o atendimento de um consultório de nutricionista é algo muito maior do que simplesmente a forma como você os recebe durante a consulta.

Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com 5 dicas para melhorar o atendimento no consultório. Ficou interessado? Então siga a leitura e confira as nossas orientações agora mesmo.

1. Treine o seu pessoal

É preciso que todos os colaboradores que fazem parte da sua clínica sejam treinados para bem atender a qualquer pessoa que chegue no local. Por esse motivo, proporcionar treinamentos é essencial.

Para evitar gastos com um treinamento com professores ou orientadores toda vez que um novo secretário ou recepcionista for contratado, você pode adquirir um treinamento on-line em vídeo. Desse modo, todos os colaboradores que ingressarem na clínica poderão ter acesso ao material e saber como se portar ao receber os pacientes.

2. Reduza o tempo de espera para o atendimento

As pessoas têm rotinas corridas e ninguém gosta de perder muito tempo na fila de espera para ser atendido em um consultório de nutricionista. Desse modo, é preciso trabalhar bem a agenda, com horários bem definidos, para que não ocorram atrasos.

Você precisa definir um tempo médio para as consultas e ater-se a ele. Outra dica importante é reservar alguns minutos de intervalo entre um agendamento e outros, pois, assim, se houver a necessidade de estender um atendimento por qualquer motivo, o paciente que será atendido em seguida não terá o seu horário atrasado.

3. Proporcione um ambiente agradável aos pacientes

É preciso que os pacientes se sintam bem ao chegarem no seu escritório e, para isso, é essencial que você proporcione um ambiente agradável, limpo e arrumado. Mantenha a sala de espera e o consultório como um todo sempre bem organizado, cheiroso e com uma decoração adequada, que faça com que os pacientes tenham uma boa impressão do local.

Também é interessante ter sempre uma música ambiente agradável e que passe uma sensação de tranquilidade, além de disponibilizar sinal wi-fi gratuito para que os pacientes possam acessar à Internet enquanto aguardam o atendimento.

4. Faça pesquisas de satisfação

Um simples questionário em que o paciente pode opinar sobre a qualidade do atendimento do profissional da nutrição, bem como do ambiente do consultório, pode apontar importantes melhorias que podem ser desenvolvidas.

Saber ouvir os pacientes é importante, pois, por mais que tenhamos boas intenções e uma análise perspicaz, nem sempre todos os detalhes podem ser observados.

5. Mantenha um bom relacionamento com os pacientes

Você pode desenvolver ações de comunicação para manter um relacionamento sempre estreito com os pacientes de sua clínica. Mantendo um cadastro sempre bem organizado, é possível enviar mensagens em datas comemorativas, como o Natal, a Páscoa, o aniversário dos pacientes, etc.

Seguindo essas 5 dicas, temos a certeza de que você conseguirá melhorar o atendimento no consultório. E, para mostrar aos seus amigos que você se preocupa com o atendimento a seus pacientes, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais?

2 pensamentos

Deixe uma resposta