Áreas de atuação do nutricionista: 7 para escolher

Após se graduarem em nutrição, é comum que muitos recém-formados fiquem em dúvida sobre qual setor do mercado trabalhar e se especializar. Afinal, é preciso avaliar, entre as diversas áreas de atuação do nutricionista, aquela que melhor se enquadra ao perfil do profissional, quanto as suas expectativas futuras.

Quer conhecer um pouco mais sobre as opções disponíveis e qual o diferencial de cada uma delas? Elaboramos uma lista explicando alguns detalhes importantes para quem deseja se integrar a esse ramo da área de nutrição e saúde. Continue a leitura e confira!

1. Nutrição clínica

Na carreira de nutrição clínica, geralmente, o profissional tem seu próprio consultório ou trabalha em um centro de saúde, na rede pública ou privada.

Nessa área, o nutricionista avalia os seus pacientes e faz um acompanhamento clínico, mediante o plano alimentar individual, a fim de que o paciente mantenha um estado nutricional equilibrado e reduza os riscos de surgimento de problemas como a desnutrição ou a obesidade, por exemplo.

2. Nutrição hospitalar

Os nutricionistas que realizam o seu trabalho em hospitais são os responsáveis por toda a produção das refeições do local, do lactário e do banco de leite humano.

Juntamente com a equipe médica, o nutricionista hospitalar elabora o cardápio das refeições de cada setor do hospital, bem como orienta e supervisiona os cozinheiros e auxiliares de cozinha sobre como deve ser o preparo dos alimentos.

3. Nutrição domiciliar

Uma área em expansão no mercado é a de nutricionista domiciliar. Nesse caso, o profissional vai até a casa dos pacientes: geralmente pessoas idosas, portadores de necessidades especiais ou acamados, principalmente as que têm dificuldades de locomoção.

O nutricionista domiciliar avalia e acompanha seus pacientes e elabora planos alimentares personalizados. Além disso, também é responsável por orientar familiares ou cuidadores quanto à forma em que os alimentos devem ser preparados e administrados.

4. Nutrição esportiva

A área de nutrição esportiva também tem crescido muito nos últimos anos. O profissional desse ramo orienta atletas de modalidades diversas incluindo futebol, vôlei, atletismo, fisiculturismo, entre tantas outras.

O trabalho no nutricionista esportivo é avaliar os atletas e auxiliar quanto ao consumo de alimentos saudáveis e suplementos alimentares que lhes garantam um bom rendimento em suas atividades esportivas. Esse profissional pode trabalhar em clubes e academias ou ainda como coach (orientador nutricional), no atendimento individual de atletas.

5. Nutrição industrial

As empresas que produzem alimentos industrializados ou suplementos alimentares também precisam de um nutricionista em seu quadro de colaboradores.

Na indústria de alimentos, esse profissional faz o controle de qualidade dos produtos desenvolvidos, orienta os colaboradores e desenvolve materiais científicos, que podem servir como base para a produção.

6. Consultoria nutricional

O nutricionista que trabalha como consultor é o responsável pela análise e diagnóstico sobre como é feito o preparo de alimentos. Pode atuar também na gestão de outras atividades relacionadas à nutrição.

Hospitais, escolas, restaurantes e até mesmo residências familiares são possíveis áreas de atuação do nutricionista consultor.

7. Livre docência

O nutricionista também pode atuar em sala de aula, lecionando em cursos técnicos de gastronomia, dando palestras sobre alimentação saudável, etc. Também é possível dar aulas em faculdades que formam novos profissionais da nutrição, mas para isso é exigido que tenha mestrado ou doutorado.

Agora que você já conhece as principais áreas de atuação do nutricionista ficou mais fácil escolher qual caminho seguir, não é mesmo? Caso tenha alguma dúvida ou queira comentar sobre outra área profissional da nutrição, deixe aqui a sua opinião!

6 pensamentos

  1. Olá equipe dietbox!
    Senti falta da área de atuação em unidades de alimentação e nutrição (uan) onde temos uma grande escala de emprego e onde a maioria dos nutricionistas iniciam sua carreira. Lidando diretamente com a operação de uma cozinha industrial, acompanhando e orientando processos de qualidade e segurança alimentar, controle de custos e estoque, desenvolvimento de colaboradores, gestão de rh e financeira de uma cozinha industrial.

Deixe uma resposta