Pedro Escudero: saiba quem foi o pai do estudo nutricional

Se você é nutricionista ou estudante da área, certamente já ouviu falar em Pedro Escudero, não é mesmo? Afinal, o professor e doutor Pedro é considerado o pai do estudo nutricional e reconhecido mundialmente pelo seu trabalho acadêmico e profissional.

A trajetória de Escudero praticamente faz parte da história da nutrição e, por isso, é tão importante para quem se interessa pela área. Neste post, elencamos algumas curiosidades sobre esse importante nome da nutrição, para que você possa se inspirar. Siga conosco e saiba mais!

Pedro Escudero: um pouco da sua história

Nascido em Buenos Aires em 11 de agosto de 1877, Pedro Escudero graduou-se como médico na Facultad de Ciencias Médicas, recebendo uma medalha de honra pelo seu desempenho acadêmico.

Em seus primeiros anos como profissional, montou um consultório no bairro Barracas, em Buenos Aires. Logo, passou a integrar a equipe do Hospital Rawson, onde, por 23 anos, foi chefe de serviço. Durante toda a sua trajetória profissional, se preocupou com os estudos nutricionais e desenvolveu pesquisas acerca do tema, até então muito pouco desenvolvido.

Escudero foi, portanto, o criador da especialidade em nutrição, sendo mestre de muitos médicos argentinos e de toda a América Latina, que o procuravam para entenderem mais sobre os aspectos nutricionais. Ele foi professor de Medicina na Universidad de Buenos Aires.

Nessa época, os estudos nutricionais ainda não eram vistos como uma ciência isolada e não haviam profissionais graduados em nutrição, apenas médicos especializados na área. No entanto, foram os estudos de Escudero que muito contribuíram para que a profissão de nutricionista surgisse.

Instituto Nacional de Nutrição da Argentina, a principal obra de Pedro Escudero

Criado pelo Dr. Escudero em 1938, o Instituto Nacional de Nutrição da Argentina foi responsável por uma intensa atividade de investigação nos campos da biologia, da economia, da psicologia e dos aspectos socioculturais relacionados à alimentação e à nutrição.

O instituto desenvolveu 3 grandes áreas dos estudos nutricionais: a investigação, a docência e a informação e assessoramento. Assim, não só nutricionistas, mas diversos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, passaram pela instituição, se especializando em nutrição.

As organizações públicas e privadas da Argentina também eram amparadas pelo instituto, que fazia investigações e informava o governo sobre os problemas que afetavam a nutrição da população.

Dia do Nutricionista: uma homenagem ao Dr. Escudero

Toda a América Latina celebra o Dia Latino-americano do Nutricionista em 11 de agosto. A data coincide com o dia do aniversário de Pedro Escudero e foi estabelecida como homenagem ao médico e professor. No Brasil, também é comemorado o Dia Nacional do Nutricionista, em 31 de agosto, data que, em 1949, marcou a inauguração da Associação Brasileira de Nutricionistas.

Além disso, na Argentina, também existe o Prêmio Pedro Escudero, que contempla anualmente os profissionais que se destacam no estudo ou tratamento do diabetes, uma das principais áreas trabalhadas pelo pesquisador.

As 4 Leis de Escudero

O médico também é responsável pela criação das 4 Leis de Escudero, que são: a Lei da Quantidade, a Lei da Qualidade, a Lei da Harmonia ou do Equilíbrio e a Lei da Adequação.

Para ele, o metabolismo do ser humano vai desde a absorção dos nutrientes e tem como finalidade a correta utilização da matéria e da energia, embasando-se em cada uma das leis.

Gostou de saber um pouco mais sobre Pedro Escudero? Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham conhecimento desse grande profissional?

Deixe uma resposta