Velocidade na saúde

Refletindo como é atuar em consultório hoje, me deparo com questões paradoxais causadas pelo “excesso” de informação…A facilidade e a velocidade das redes sociais, assim como as novidades do mundo saudável e fitness, ao mesmo tempo que fascinam a muitos, nos sugestionam e convidam a conhecer e cada vez mais consumir e consumir e consumir…Será esse o caminho? Ah…mas o que interessa é ficar em forma como a blogueira que trocou o jantar por shake, o comer de 3/3 horas pelo jejum e optou pelo glúten free e low carb!!!Provavelmente vc vai tender a concluir que sou contra as novidades…Não é mesmo? Caso sim, vc errou…Não sou contra o novo e o que pode proporcionar mais saúde, mas o consumo desenfreado de tudo que tem surgido agora é no mínimo preocupante…
Na contra mão do saudável, as pessoas agora querem ser fitness a todo o custo e em muitos casos, o que conseguem é serem estressadas, muitas vezes com carências vitamínicas e com uma série de nóias de que não podem isso, aquilo e aquilo outro. Calma gente, alimentação saudável não é isso!!!!Existe um princípio da Nutrição que é a Lei do Equilíbrio…Será que ao tirar tudo que vc gosta e acrescentar tudo que está na moda, vc está respeitando essa lei?? Da mesma forma que não respeitar seus sinais da fome e simplesmente comer de 3 em 3 horas, pode não ser o ideal para vc…
E nessa “vibe”, o paciente muitas vezes chega no consultório assim…Querendo consumir tudo o que ele ouviu dizer que é bom, eu disse T-U-D-O e de preferência numa “golada” só, rs. Cabe a nós profissionais nesse momento, não nos sentirmos na obrigação de incluirmos chia, pitaya, todos os chás que existem no mundo, glúten free, cápsulas, etc, etc e etc…
Prefiro optar pela parcimônia a querer impressionar o cliente, não estou dizendo com isso que não penso: Talvez pudesse ter colocado isso ou aquilo (afinal não sou um ser zero por cento influenciável, rs), mas ainda acredito que a cautela, a observação e a implementação de novos hábitos de forma gradativa seja a melhor opção. Pense nisso! Saúde para todos!
Nutricionista Gisele Cirilo
CRN4-961006080
Insta:@nutrigiselecirilo
Consultórios:
Rua Medina,127 sala 503. Tel 21 3936 6555/21 99927 4390.Méier
Rua Dias da Cruz,59 sala 401 a 403/21 99529 2079. Méier

Deixe uma resposta