Diferença entre dieta restritiva e reeducação alimentar

Quem nunca associou a segunda feira com o dia internacional de começar a dieta e o sábado como o dia do “lixo”? É intrigante parar para pensar sobre nossa relação com a alimentação. Será que existe um alimento milagroso que destrói as gorduras indesejáveis apenas da nossa barriga? E aquele alimento que nos faz engordar 2 quilos em apenas uma refeição? Será que isso é possível mesmo?

Para começar a mudar alguns conceitos, é interessante avaliar:

  • Um alimento pode ser considerado como “lixo”? A não ser que você esteja tirando uma matéria em decomposição da lata do lixo, um alimento jamais deve ser considerado um lixo para nós, por mais gorduroso ou doce que seja.
  • Todos os dias somos bombardeados com informações que despertam em nós a necessidade de consumo a partir de uma insatisfação com nosso corpo. Daí surgem os famosos super alimentos com promessas irreais de transformar nosso corpo a partir de um padrão de beleza inalcançável.

 

Então, essa história de restringir a alimentação de segunda a sexta para comer alimentos “proibidos” no final de semana é tudo uma quimera, ok?

Essas são algumas das características da dieta: ter prazo e ser restritiva. Quando qualificamos os alimentos em proibidos e permitidos ou em bons e ruins enviamos uma mensagem pro nosso cérebro que dieta é algo restritivo, doloroso, e esperamos como recompensa alcançar nossos resultados em um curto período de tempo. Mas, ao primeiro deslize nos desmotivamos, abandonamos a dieta e voltamos a engordar tudo novamente (ou ainda mais).

Na reeducação alimentar a ideia é diferente: mudar hábitos não saudáveis a fim de melhorar a qualidade de vida e como consequência obter resultados de impactos na saúde. A motivação é outra, os métodos são diferentes e os resultados são sustentáveis. Não faça dieta, reeduque sua maneira de se alimentar. Encontre um nutricionista qualificado para lhe atender.

Thayse Guilherme Lima

CRN6    18711

Fortaleza – CE

Instagram: @thayseglima

Deixe uma resposta