Quando é hora de parar de comer?!

Você já deve ter ouvido falar em saciedade, mas talvez ainda não tenha conseguido aplicar esse conceito na prática. Pensando nisso, trouxe aqui 4 dicas fáceis para você começar hoje mesmo.

O estado de saciedade é a plena satisfação do apetite. Parece complexo, complicado, mas juro que é simples. Então vamos lá…

Essa sensação de plenitude vem por dois caminhos: o físico e o químico.
O caminho físico está mais relacionado ao volume, pois é resultado da distensão do estômago enquanto comemos. Costuma ser o primeiro sinal para escolher a hora de parar de comer.

O sinal de saciedade físico não tem relação com o QUE você comeu, mas sim QUANTO.


Já o caminho químico demora mais um pouquinho; porque depende do neuropeptídio colecistocinina, que é liberado quando a refeição contendo proteínas e gorduras chega ao intestino.

O sinal de saciedade químico tem relação com O QUE você comeu e pode interferir em uma saciedade prolongada ou breve. Por isso, quando você come aquela saladinha só de folhas, em 1 hora já quer comer de novo.

Dicas práticas:

  • Coma em tempo suficiente para mastigar muito bem os alimentos. Não precisa comer devagariiiiiinhooo logo no primeiro dia se você já tem um ritmo mais acelerado, mas vá desacelerando aos poucos.
  • Respire enquanto come! É gratuito!
  • Se você come muito, mas muuuuuito rápido mesmo, experimente colocar alguns legumes mais firmes, como cenoura por exemplo.
  • Combine em todas as suas refeições pelo menos um alimento fonte de gorduras boas ou proteínas, como castanhas, leite, ovos, grãos…

Bom apetite!

 

Graziele David Batista – CRN9 16461

(31) 9 89503564

Deixe uma resposta