Uso de suplementos alimentares por atletas e praticantes de atividades físicas

Os suplementos alimentares são amplamente conhecidos por atletas e praticantes de atividades físicas e muitas vezes são utilizados, sem orientação de um profissional nutricionista, sem o conhecimento exato do funcionamento e dos benefícios da substância, mas com objetivo de melhorar o desempenho na atividade física. Atualmente, além da alimentação, a suplementação nutricional passou a ser um recurso muito utilizado por desportistas, principalmente por atletas. O Brasil é o 2º maior usuário de suplementos alimentares no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, entretanto, sem obter os mesmos resultados olímpicos.

Sabe-se que o treinamento é um processo que leva o organismo a sofrer uma série de alterações fisiológicas e desgastes nutricionais importantes. Portanto, os cuidados com a alimentação são essenciais para evitar maiores prejuízos à saúde e garantir o desempenho esperado durante os treinos ou evento esportivo. É aí que entra a nutrição, orientando de maneira personalizada, para a obtenção dos resultados e os meios para alcançá-los. Em cada modalidade as fontes energéticas são solicitadas de maneiras distintas, e com a orientação nutricional, o desportista tem a vantagem competitiva e melhor desempenho, além de diminuir a probabilidade de lesões ou doenças. De um modo geral, dentre os desportistas, percebe-se que os suplementos mais utilizados são carboidratos, proteínas, BCAA, vitaminas e minerais e creatina. Para o planejamento da dieta adequada deve-se levar em consideração a intensidade, o tempo do exercício e o tipo de esforço. O aporte exato de nutrientes deve ser combinado com os horários ideais para as refeições, que devem sempre ser fracionadas, com intervalos adequados aos treinos e descanso do indivíduo.

Devido ao constante desenvolvimento da indústria alimentar e cada vez mais o aparecimento de variados tipos de produtos e suplementos, destaca-se a importância da Nutrição Esportiva no trabalho multidisciplinar com técnicos, preparadores físicos e profissionais de educação física e ainda envolver nesse processo os pais dos atletas jovens e adolescentes praticantes de atividade física, orientando e passando o conhecimento do que eles estão ingerindo, se é saudável para sua saúde, e se o uso de suplementos é realmente seguro e necessário para o esporte ou atividade que estão praticando.

 

Elda Saraiva Espeschit – Nutricionista CRN9 0770          

(31) 98215-0066 (whatsaap)

www.redenutricio.com.br

eldaespeschit@gmail.com

Deixe uma resposta