As tendências do mercado de Nutrição que você precisa conhecer

Cada vez mais as pessoas sentem necessidade de hábitos alimentares saudáveis, buscando uma boa qualidade de vida. Por conta disso, o mercado de nutrição vem se desenvolvendo com muita frequência.

Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo para manter você atualizado dessas principais tendências no campo da nutrição.

Dietas tendências no mercado da nutrição

1.     Dieta funcional

A dieta funcional  vem sendo muito utilizada por quem pretende emagrecer. A combinação de alimentos funcionais com exercícios físicos funcionais, que são movimentos naturais das pessoas, mas feitos de forma repetida como pular, correr, empurrar, agachar entre outros, proporcionam um bom resultado para o corpo.

Essa dieta contribui para o bom funcionamento do intestino, o que vai fazer eliminar aquilo que o corpo não precisa, além de reduzir a sensação de inchaço.

Alguns alimentos considerados como funcionais são o mamão, abacate, linhaça, peixes, chá verde, aveia, entre outras variedades que o nutricionista indicará conforme a necessidade de cada pessoa.

2.  Dieta low carb

Outra novidade no mercado de nutrição e que está ganhando cada vez mais adeptos é a dieta low carb. Ela não tem o objetivo de retirar o carboidrato, mas apenas de reduzir o seu consumo diário, o qual em uma dieta convencional será, em média, 50% a 45%, já na low carb será de aproximadamente 20%.

A low carb é uma grande aliada quando o objetivo é a perda de peso, sem precisar ficar com aquela sensação de que ainda está com fome, pois é recomendado o consumo de carboidrato que contenha fibras, tendo em vista que elas são responsáveis por deixar a pessoa saciada.

3.  Dieta vegetariana ou vegana

Por vários motivos (questões éticas, religiosas, proteção aos animais) as pessoas estão cada vez mais aderindo a uma vida sem o consumo de carnes, ou até mesmo, nenhum produto de origem animal, como o ovo, mel, leite e derivados.

Quem opta por essa dieta deve ficar atento aos alimentos que irão substituir a proteína da carne, como por exemplo, vegetais verdes escuros e a quinoa, um grão muito rico em proteína e auxilia até mesmo na saúde cardiovascular.

4.  Dieta à base de produtos orgânicos

Outra tendência no mercado de nutrição que vem ganhando cada vez mais adeptos é a busca por produtos orgânicos. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, então procuram alimentos livres de agrotóxicos.

Esses alimentos são mais benéficos para quem o consome, para quem planta, bem como para o solo e para os animais.

Infelizmente, os orgânicos ainda são mais caros que os produzidos com agrotóxicos, devido à dificuldade no cultivo. Mas, apesar disso, vale a pena fazer uso desses alimentos pelos benefícios que trazem para o organismo.

Uso da tecnologia no mercado de nutrição

1.  Mapeamento genético nutricional

O mapeamento genético vem sendo um grande aliado dos nutricionistas. Ele é um exame feito através de amostra de saliva que possibilita saber quais nutrientes a pessoa mais precisa, além de indicar aquilo que ela possui intolerância.

Isso permite uma melhor personalização da dieta, de forma a evitar que o paciente seja restrito de algo que não precisaria ser, ou consuma algo que não poderia.

2.  Software de nutrição

O software de nutrição é uma tecnologia que vem auxiliando muito o trabalho dos nutricionistas, principalmente, daqueles que estão iniciando nessa carreira e até mesmo não possuem ainda um consultório físico.

Essa ferramenta possibilita uma maior conquista de novos paciente, além de fidelizar aqueles já existentes.  Pois permite um atendimento personalizado, podendo acompanhar, mesmo de longe, as refeições do paciente, o que irá permitir um contato diário que muitas vezes não existe nas consultas tradicionais.

O mercado de nutrição está expandindo cada vez mais, pois precisa acompanhar as mudanças nos hábitos das pessoas, devendo os profissionais da área e todos aqueles que se interessam pelo assunto ficar por dentro dessas tendências. Gostou do nosso post?  Então, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta