5 dicas valiosas para conseguir seus primeiros pacientes de nutrição

Para um nutricionista que deseja abrir seu próprio consultório, a principal dificuldade é, sem dúvida, o receio de não conseguir preencher sua agenda com os primeiros pacientes de nutrição. O desafio é real, principalmente para o profissional que está começando. Mas para te ajudar vamos dar cinco dicas que vão te ajudar a conseguir os primeiros clientes de seu consultório e fidelizá-los. Acompanhe!

1. Encontre parceiros

Médicos endocrinologistas costumam indicar pacientes aos nutricionistas e o contrário também é verdadeiro. Por isso, a ideia destes profissionais dividirem a mesma clínica é vantajosa para ambos. Portanto, visite médicos que atuam na sua área e mostre a ele porque vocês deveriam trabalhar no mesmo espaço e encaminhar pacientes um ao outro.

Outra ideia é montar um consultório próximo a uma academia, sobretudo se seu foco for pessoas que buscam aprimorar seu físico. Neste caso, tente fechar parcerias com a academia dando descontos e fechando pacotes. Fechar parcerias com farmácias de manipulação também é uma boa sacada. Mas lembre-se: nunca restrinja apenas uma farmácia para o paciente, apenas diga que naquela há um desconto se ele avisar que foi indicação sua.

2. Use um bom software

software especializado permite um atendimento com mais qualidade, onde cada perfil de paciente e o método escolhido para sua dieta é feito de maneira eficiente. Tenha ferramentas que facilitem as avaliações físicas, o encaminhamento de e-mails e as dietas planejadas e todas estas informações no mesmo lugar. Se o sistema também tiver versão para smartphones, fica muito mais rápido e prático acessar todos os dados do paciente e melhorar a comunicação entre você e ele a qualquer momento.

3. Construa um nome

Ser um profissional de qualidade fará com que clientes e médicos indiquem seu consultório e que você seja visto como um nutricionista capaz de atender as necessidades das pessoas por meio de um atendimento primoroso e esclarecedor. A velha máxima “o cliente satisfeito fala bem de você para 10 pessoas e o insatisfeito fala mal para 20 pessoas” exemplifica o quanto um atendimento de excelência pode atrair e fidelizar novos pacientes de nutrição

Indique médicos endocrinologistas de sua confiança para seus pacientes e peça que ele diga que foi recomendação sua. Várias pessoas falando para um profissional que foi você quem o recomendou fará com que o médico queira saber quem você é para poder encaminhar pacientes a você.

4. Especialize-se em mais áreas

O título fala por si. Se você restringir seu atendimento a uma ou duas áreas da nutrição, terá menos pacientes. Portanto, a dica é estudar o vasto campo de atendimento para pacientes de nutrição e, assim, aumentar seu leque de especialidades, atraindo um número maior de clientes.

Mas evite se especializar em todas as áreas. Escolha aquelas com as quais você tem mais afinidade e facilidade para trabalhar. Assim, você será um nutricionista feliz e sua satisfação se reverterá em um melhor atendimento, pois como mostramos no item anterior, haverá muito mais chances dos pacientes recomendarem seus serviços.

5. Divulgue seu trabalho

No começo de todo consultório, divulgar o trabalho do profissional é fundamental para atrair pacientes de nutrição. Para alcançar esse objetivo, faça alguns investimentos: tenha um logo que represente seu trabalho e coloque-o em seus cartões de visitas (que devem ter um design atrativo e objetivo); faça panfletos e os distribua em academias, farmácias de manipulações, universidades, empresas e entre amigos que sejam profissionais de saúde.

Uma ferramenta a mais nos dias atuais são as redes sociais, não as ignore. Colocar dicas de nutrição nas suas mensagens mostrará que você é uma pessoa que ama o que faz, conquistando, assim, mais pessoas interessadas em saber sobre seu trabalho. Criar um blog é outra opção interessante. Mas é importante se planejar para isso, portanto, tenha um conteúdo interessante e lembre-se de alimentá-lo com frequência. Lembre-se! Um blog alimentado com frequência é bem-visto, já um com pouco conteúdo e raramente atualizado pode gerar o efeito contrário.

Seguindo estas dicas do Dietbox seu consultório de nutrição conseguirá atrair seus primeiros pacientes e mantê-los como clientes fiéis e que sempre falarão bem do seu trabalho! Se você tem mais dicas como estas compartilhe-as com a gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta