5 dicas infalíveis para você começar uma reeducação alimentar

Atualmente a quantidade de pessoas preocupadas com a alimentação no Brasil vêm crescendo a cada dia, e a melhor maneira de conseguir um bom resultado tanto em relação ao peso quanto à saúde é fazermos uma reeducação alimentar.

1- Dê preferência para alimentos naturais.

Evitar alimentos processados é uma boa pedida neste momento, visto que, a quantidade de gordura trans e saturada, sódio, açúcar, entre outros componentes nada interessantes, é muito alta, o que em grande quantidade pode acabar trazendo prejuízos à saúde.

2- Reeduque seu paladar

A substituição de alimentos pode ser um pouco difícil no começo por seu paladar estar “viciado”, portanto o ideal é reeducar o paladar aos poucos. Vá reduzindo a quantidade de temperos prontos (artificiais), a quantidade de sal e de açúcar. Dê preferência para temperar suas preparações com temperos naturais, como orégano, açafrão, curry, manjericão, entre outros.

3– Atenção na hora das compras

Para realizar suas compras você pode escolher quantas vezes vai ao mercado por semana ou por mês, portanto leve sempre com você uma lista de compras, assim você evita de comprar o que não entra na sua dieta, além de economizar. Outra dica é nunca ia ao mercado com fome, pois quem comanda nossas necessidades é nosso cérebro e ele certamente te indicará alimentos altamente calóricos para suprir aquela necessidade momentânea.

4– Mastigue bem os alimentos

É através da mastigação que nosso cérebro entende se estamos satisfeitos ou não, pois ela é nosso primeiro processo de digestão. A mastigação deve ser feita com calma e atenção para conseguirmos decifrar as respostas neuronais, que acontecem no momento que nos alimentamos.

5– Evite a procrastinação

A procrastinação ainda é um termo pouco conhecido, mas que a maioria das pessoas fazem. Procrastinar significa adiar, deixar para depois, para amanhã, para a semana que vem nossos compromissos. Você tem percebido quanta coisa você tem perdido por estar procrastinando? Sua saúde, sua alimentação, seu trabalho, TUDO está envolvido com a procrastinação. Importante é você listar as causas que te levam a procrastinar e definir metas para que você evite esse comportamento.

Seguindo essas dicas, você já começa a dar o seu primeiro passo para uma mudança de comportamento, e principalmente, mudança de vida!

Laís Bolela

Nutricionista e Master Coach de Emagrecimento

Deixe uma resposta