Nutricionista: 7 dicas para um 2017 mais organizado

Todo ano começa com algumas promessas que nos comprometemos a cumprir. Algumas fazem parte, inclusive, do dia a dia de um nutricionista no consultório, como a perda de peso, por exemplo. E todas dependem de um planejamento bem feito. Assim como na alimentação, planejar é fundamental para criar uma rotina e começar 2017 com mais organização e maior disciplina. Confira aqui algumas dicas que podem ajudar a tornar a sua rotina como nutricionista mais leve.

7 dicas para o nutricionista começar 2017 com mais organização

1. Tenha uma agenda que seja compatível com a sua rotina

Seja a agenda física ou virtual, o importante é que você tenha todos os seus compromissos, sejam eles profissionais ou pessoais, reunidos em um só local. Onde você possa visualizá-los a qualquer momento.

2. Use a agenda como ferramenta de organização

Pode parecer um tanto óbvio, mas é preciso criar o hábito de consultar a agenda. E fazer isso com a antecedência necessária. Não adianta você abri-la assim que chegar ao escritório, afinal, ela serve para você planejar não somente seus horários, mas também suas prioridades. Procure atualizá-la com frequência e revê-la no fim e no início de cada semana, fazendo uma análise consciente da sua produtividade.

3. Não confie só na sua memória

Hoje, há uma série de aplicativos que podem ajudar na organização e planejamento. Não só as agendas online, mas também arquivos de notas e lembretes, que podem ajudá-lo com alertas sobre suas próximas tarefas.

4. Tempo real X planejado

Cuidado ao agendar as consultas com os pacientes. Se você leva uma hora em um atendimento, não adianta agendar as consultas a cada 45 minutos. Além de impactar o seu relacionamento com os pacientes, vai lhe dar a sensação de estar atrasado o dia todo. Aproveite para reservar um intervalo, nem que seja de 5 ou 10 minutos, entre uma consulta e outra.

5. Compartilhe as suas responsabilidades

Evite concentrar todas as atividades em você. Ter uma pessoa para ajudar nas rotinas administrativas do consultório certamente irá contribuir para que você tenha mais tempo para os seus atendimentos clínicos. Isso vale também para o uso de softwares. Afinal, quanto mais automatizada sua rotina, mais fácil será controlá-la.

6. Menos papel e mais controle

Evite o acúmulo de papel no escritório. Seja das rotinas administrativas ou mesmo prontuários com as informações dos pacientes. Além de serem mais difíceis de administrar e controlar, os papéis tomam espaço do consultório e dão a sensação de desorganização.

7. Nutricionistas têm que servir de exemplo

Durante as consultas, provavelmente, uma das palavras mais usadas pelos nutricionistas é “rotina”. Então, aproveite e utilize as dicas que você mesmo dá para seus pacientes para manter a sua rotina organizada. Elas valem não só para a alimentação, mas também para o seu cotidiano.

Quer organizar também a sua interface com seus pacientes? Então, conheça as ferramentas do Dietbox. Além de concentrar todas as informações em um só local, elas garantem o acompanhamento da evolução dos pacientes e mantém um canal online de orientação.

Deixe uma resposta