Erros na dieta: quais são os comportamentos que prejudicam a perda de peso

Sua dieta não pegou? Nada acontece? Você deve adotar alguns comportamentos que podem atrapalhar a sua briga contra a balança para emagrecer. Vamos tentar descobrir quais são esses hábitos?

Errando e engordando

A relação de aumento ou perda de peso está diretamente relacionada a alguns fatores comportamentais básicos, mas também a razões inespecíficas, como genética, doenças ainda não descobertas, diferenças no metabolismo, entre outras.

Sobre os comportamentos básicos, muitas pessoas não têm ideia de alguns erros que acabam cometendo e, geralmente, são exatamente eles que podem impedir a perda de peso. Há pessoas que acham que uma atitude tão pequena não deve ser valorizada. Alguns dos comportamentos são: falta de regularidade nos horários das refeições, excesso de alimentos doces muito concentrados e carboidratos simples, poucas horas de sono e falta de atividade física.

A relação com as bebidas não deve passar despercebida também. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas e ricas em açúcar simples (refrigerantes, guaraná natural e sucos industrializados) e a baixa ingestão de água também são considerados vilões do emagrecimento.

Importância de um Nutricionista

Caso você tenha a intenção de emagrecer, além de abandonar hábitos que não são saudáveis, é importante procurar um nutricionista. O profissional fará sua anamnese alimentar, um questionário no qual são coletadas informações da sua rotina, como o que é ingerido do café da manhã até antes de dormir. Este é considerado um dos pontos fundamentais da consulta.

Quando o nutricionista consolidar todas as avaliações (corporal e clínica) realizadas na consulta, ele conseguirá traçar um plano alimentar totalmente individualizado. A adesão do cliente ao tratamento nutricional é extremamente maior e prazerosa quando este é realizado baseado na sua rotina. Do contrário, observa-se uma resistência à modificação do estilo de vida e ao tratamento em geral, pois foge muito da realidade, gerando sofrimento e abandono do plano alimentar.

Como observamos, a perda peso é totalmente possível. Consultar o profissional correto e agregar mudanças no estilo de vida, sem terrorismo nutricional, são suficientes para um início promissor e de sucesso para atingir a meta do peso ideal , ou seja, aquele em que você se sente bem !

Dra. Ana Paula Moura é Nutricionista e Fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro

Deixe uma resposta