Como tornar a consulta mais produtiva automatizando o cálculo do gasto energético

Uma consulta do nutricionista não é uma coisa simples. São tantos os detalhes que precisam ser levados em consideração, históricos, anamneses, sintomas, exames, cálculos e mais cálculos – e até um pouco de psicologia. E não é uma questão de estar começando ou não na profissão, todos os aspectos precisam ser cuidadosamente investigados para que o plano alimentar seja individualizado e reflita não só o que o corpo precisa, mas também a rotina do paciente, otimizando a adesão à dieta. Por isso, cada vez mais a tecnologia tem sido utilizada para facilitar alguns processos que, apesar de indispensáveis, tomam um tempo precioso da consulta, como o cálculo do gasto energético.

Conceito é indispensável ao desenvolvimento do plano alimentar 

Todo nutricionista sabe que o cálculo do gasto energético é um conceito importantíssimo antes do desenvolvimento de um plano alimentar para modificar favoravelmente a composição corporal. Da mesma forma, todo nutricionista sabe como pode ser complicado calcular taxa metabólica de repouso (TMR), efeito térmico dos alimentos (ETA) e atividade física (AF), tudo para chegar à taxa nima de energia gasta em 24 horas, totalmente influenciada por fatores individuais e ambientais, como os fatores injúria e febre, por exemplo. São tantas as equações e as variantes, que grande parte da consulta se perde em meios aos cálculos. 

Cálculos mais simples e rápidos com o software de nutrição 

Ou melhor, se perdia, porque já há a possibilidade de automatizar essa função com um software de nutrição, que além de economizar tempo ainda garante um índice muito maior de assertividade nos cálculos. Pela plataforma de nutrição, tudo o que o profissional precisa fazer é preencher os campos que já vêm formatados, inserindo os dados para o cálculo automático. 

Mas, você pode pensar, são tantas as formas diferentes de cálculo e tão variadas as linhas seguidas por diferentes nutricionistas, que isso não vai dar certo. Claro que vai, porque como o sistema foi desenvolvido exclusivamente para nutrição, ele já traz vários protocolos à sua escolha, como os FAOs da Organização Mundial da Saúde (OMS), Cunningham, Katch-McArdle ou Henry & Rees, Harris & Benedict, entre outros. 

Depois, basta preencher o nível de atividade e o software de nutrição já entrega a taxa Metabólica Basal (TMB) e o Gasto Energético Basal (GEB). Você pode ainda detalhar as atividades físicas do seu paciente, quantas forem, que o sistema também já calcula o gasto de calorias que será levado em consideração na hora de calcular o TMB e o GEB. 

Plataforma de nutrição colabora para a fidelização dos clientes 

Como resultado, o nutricionista não precisa mais gastar aquele tempo imenso da consulta fazendo estes cálculos, o que reduz o desgaste intelectual e ainda ajuda a fidelizar os clientes, porque o profissional tem mais tempo para atender a outros aspectos da consulta, dando ainda mais atenção ao paciente.  

Dessa forma ele pode dedicar-se mais a outras atividades, incrementando a qualidade da sua relação com o paciente e aumentando o grau de parceria entre eles, fundamental para a assertividade do tratamento. As consultas são otimizadas, é reduzido o risco de ultrapassar o tempo previsto atrasando o próximo da fila e, ao final do dia, o nutricionista está também mais descansado – melhorando a sua qualidade de vida. 

Com as plataformas de nutrição, muito mais vantagens para profissionais e clientes 

O cálculo do gasto energético, no entanto, é apenas uma das muitas vantagens em utilizar um software de nutrição. O Dietbox, por exemplo, também colabora para cálculos mais rápidos e precisos de dietas e receitas, além de armazenar todas as informações de cada cliente em um só lugar, facilitando seu acesso a qualquer hora por ser baseado em nuvem, bastando haver conexão com a internet.

Peça um período de experiência, comprove gratuitamente todas as vantagens do Dietbox, e descubra porque ele economiza tempo e fideliza pacientes de forma tão eficiente.

Deixe uma resposta