Como um software de nutrição pode auxiliar na consulta nutricional infantil

Crianças gostam de novidade, certo? E nesses tempos de internet, parece que elas já nascem com o tablet ou o celular nas mãos. Nada mais natural, portanto, que usar a própria internet para incentivar a adesão da garotada ao plano alimentar  porque vamos ser sinceros, se os adultos já dão trabalho para mudar seus bitos alimentares, os filhotes convencem até os pais mais reticentes com suas manhas e chantagens emocionais para fugir da dieta. A estratégia do nutricionista infantil, então, deve ser fisgar os pequenos justamente pelo que eles mais gostam: a tecnologia. E é aí que o software de nutrição faz uma diferença incrível, conquistando os baixinhos e ajudando os cuidadores na árdua tarefa de não ceder aos seus caprichos. 

Mostre como o software nutricional pode ser divertido

Não é porque o software nutricional é uma ferramenta de trabalho que ele não possa ser divertido, muito pelo contrário. Se a criança já souber ler e escrever, faça o cadastro em nome dela e mostre como pode ser legal fazer as fotos dos pratos, contar para você tudo o que ele comer e ainda acompanhar de pertinho os quilinhos que perder. Ensine-a a mexer no aplicativo, ainda que sob a supervisão do responsável. Isso fará com que ela se sinta mais envolvida no tratamento.

Fazendo substituição de alimentos a qualquer instante

Quando a criança não quer comer determinada coisa é um verdadeiro “Deus nos acuda“, mas para perder os quilinhos a mais ela não tem escolha, certo? Certo, quem tem escolha é você, nutricionista. Como o software nutricional permite que você veja instantaneamente o diário alimentar e atualize a lista de substituições a qualquer momento, você pode usar essas informações para adaptar cada vez mais a dieta ao gosto do pequeno, deixando-a mais saborosa, ainda que com menos calorias e os mesmos nutrientes. Busque alternativas para o que ele mais gosta e vá mudando a estratégia aos poucos, de forma que ele se sinta atendido nas suas reivindicações – mas fazendo a dieta mesmo assim. 

Ajude nos cuidados com as compras do supermercado

Muitos pais chegam ao mercado para fazer compras e acabam se deixando levar pelos pedidos dos filhos ou, na dúvida, compram o que não devem, o que simplesmente não adianta. Com o chat do aplicativo, você pode oferecer um atendimento diferenciado, sem precisar estar presente. Durante a consulta nutricional infantil, deixe claro que na hora das compras você pode ser contatado através do chat para dar sugestões de compras, esclarecer dúvidas e até ler rótulos que podem ser fotografados e enviados para você pelo aplicativo. 

Crie uma gamificação com o aplicativo

Durante a consulta nutricional infantil, use a criatividade para aproveitar mais as ferramentas do software nutricional para engajar os pequenos. Uma dica é criar uma gamificação: crie um desafio em que a criança deve experimentar um alimento novo a cada dois ou três dias, por exemplo; como parte do desafio, ele deverá fotografar, colocar no diário alimentar e descrever nas anotações o que achou daquele alimento. Quando a meta semanal for alcançada, combine com os pais uma forma de premiação, que pode ser um prato especial, uma ida ao cinema ou qualquer outra coisa que o recompense. Dessa forma você está incentivando a criança a experimentar novos sabores saudáveis e o envolvendo cada vez mais na dieta.

Faça cardápios para toda a família

Para a criança entrar e se manter no tratamento, o apoio da família é fundamental, por isso procure fazer um cardápio com receitas que possam ser aproveitadas por todos os membros, pelo menos quando houver refeições em conjunto, como nos finais de semana. Compartilhe e peça a opinião dos pequenos fazendo-os sentirem-se importantes também nas tomadas de decisão. Quanto maior o nível de parceria com a garotada, mais fácil será concluir o tratamento com sucesso.

Há muitas outras formas de aproveitar o software nutricional para aumentar o vel de adesão dos pequenos ao tratamento e ajudar os pais a driblar a birra com algumas cartas na manga, como coisinhas gostosas que eles podem oferecer dentro do plano alimentar, é claro, em uma hora de barganha. Assim você estará criando um atendimento diferenciado que também irá fidelizar seus clientes, garantindo o seu retorno. 

Que tal experimentar o melhor software nutricional do mercado? Faça um período de experiência gratuito com o Dietbox e veja como ele pode melhorar ainda mais suas consultas nutricionais infantis!

Deixe uma resposta