Especializações em Nutrição – O leque está crescendo!

Para se formar como nutricionista é necessário fazer uma graduação com uma duração média de 4 anos. Durante o curso, é possível estudar e vivenciar vários segmentos de atuação dentro desse âmbito. Entretanto, para ser um profissional de ponta, o ideal é escolher uma das áreas da Nutrição para se especializar após a formatura.

Isso porque o leque de atuação profissional está tão amplo que se torna praticamente impossível mostrar aos alunos tudo o que podem fazer com seus diplomas apenas nesse tempo enxuto de faculdade. Além da atuação em consultórios, que por si só é um ramo repleto de subdivisões, o profissional também pode atuar outros campos.

Quer saber em que segmentos você pode investir? Então, continue a leitura e veja as áreas que você mais se identifica e construa uma carreira brilhante!

Esportivo

O ramo esportivo é uma das áreas da nutrição que vem crescendo a algum tempo, e a tendência é que continue assim.

Crossfiteiros, jogadores de tênis, apaixonados pela malhação nas academias, rainhas da zumba e pessoas ligadas a esportes no geral fazem questão de fazer um acompanhamento eficiente com um nutricionista esportivo, especialista muito popular devido à grande preocupação da população atual em levar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

Engana-se o profissional que pensa que só pode atender em consultório ou academias. Esses indivíduos estão interessados em melhorar o seu rendimento nas atividades por meio da conduta alimentar, e a escolha pode fazer você ir além. Já pensou em você como nutricionista de um atleta tipo o Michael Phelps?

Estética

A estética também é uma especialização em Nutrição que tem como tendência o amplo crescimento. No geral, a área é muito valorizada no Brasil, uma vez que a população brasileira está cada vez mais em busca de se sentir bem com o próprio corpo.

O principal objetivo do profissional dessa área é promover uma relação saudável entre o paciente e o seu próprio corpo, como, por exemplo, indicando planos alimentares que auxiliam em tratamentos dermatológicos ou pós-cirúrgicos.

Infantil

Foi-se o tempo em que as pessoas acreditavam que as melhores opções para a alimentação infantil estavam nos alimentos coloridos e industrializados voltados para esse público. Hoje, os pais estão cada vez mais preocupados e interessados em garantir uma rotina nutricional saudável para os seus filhos.

A atitude contribuiu para que o nutricionista especializado no público infantil seja um profissional bastante requisitado, garantindo que essa qualificação seja uma boa opção para quem gosta de crianças e busca por uma carreira promissora.

O profissional pode atuar em clínicas, hospitais, maternidades, ONGs e escolas, combatendo a desnutrição, obesidade infantil e prescrevendo uma alimentação saudável para os pequenos.

Ortomolecular

A Nutrição ortomolecular ainda não é muito popular no Brasil, mas a tendência é que seja uma especialização bastante requisitada. Isso porque os casos de alergias a determinados alimentos são bastante recorrentes, e a prática consiste no tratamento desses problemas a partir do próprio organismo do indivíduo.

O profissional ortomolecular cuida da saúde do paciente por meio das substâncias que já fazem parte do seu corpo, utilizando a alimentação como gatilho para tratar problemas como anemia.

A especialidade também vem se popularizando nos tratamentos para a perda de peso, pois, consegue entender o funcionamento de cada estrutura individualmente, levando a um tratamento personalizado e eficiente.

Saúde da Família

A saúde da família é uma das áreas da Nutrição em potencial para quem deseja trabalhar no setor público, já que é possível desempenhar as seguintes funções:

  • elaboração de políticas públicas para tratar de problemas da sociedade, como obesidade e desnutrição;
  • acompanhamento das atividades do setor público para a produção de alimentos;
  • atendimento na rede de atenção básica em saúde, ambulatórios de Nutrição e para a vigilância sanitária.

Dessa forma, é possível se envolver em campanhas, pesquisas e no atendimento em si, formando uma equipe junto a outros profissionais preocupados com a saúde e o bem-estar da população.

Indústria

Os mais ousados podem se especializar para trabalhar na indústria, principalmente em empresas que lidam com suplementos e alimentos em geral.

Nesse meio, o nutricionista pode trabalhar tanto no desenvolvimento de produtos, como em estudos para compor um novo gênero alimentício e também para melhorar aqueles que já estão em circulação no mercado — é uma boa pedida para quem gosta da rotina dos laboratórios e se interessa por pesquisas experimentais.

Essas são só algumas das diversas áreas da Nutrição que o profissional tem para seguir sua carreira. É importante levar a faculdade a sério e ficar atento nas atividades mais prazerosas para você, assim fica mais fácil identificar quais especializações são uma boa escolha para o seu futuro.

Que tal se informar um pouco mais sobre o começo da carreira profissional? Para garantir ainda mais sucesso na sua vida profissional, confira nosso post sobre o poder das parcerias nesse início.

Deixe uma resposta