Como fazer gerenciamento de riscos em um consultório de Nutrição?

Gerenciamento de riscos. Se você já trabalhou em qualquer empresa um pouquinho maior, como hospitais ou clínicas de saúde, provavelmente já ouviu falar nesse termo. Gerenciar riscos é uma atividade obrigatória para qualquer negócio, até mesmo os menores, como talvez seja o seu consultório de nutrição. É com a ajuda desse gerenciamento que você vai conseguir se planejar, se organizar e controlar tudo o que envolve os riscos e benefícios do seu negócio, usufruindo ao máximo de sua atividade profissional.

Se você é novo no campo na nutrição e não sabe como pode aplicar o gerenciamento de riscos no seu consultório, separamos algumas dicas para você aplicar essa teoria no seu negócio. Confira!

Tenha uma rotina organizada

Nada ajuda mais a gerenciar bem o seu negócio do que conhecer detalhadamente a sua rotina. Quando o profissional tem uma rotina de trabalho organizada e bem traçada, fica mais fácil acompanhar possíveis riscos e irregularidades que possam surgir durante a sua atividade. Por isso, a primeira etapa para qualquer nutricionista começar uma boa gestão de riscos é estudar e organizar bem sua rotina diária.

Fluxo de caixa: entenda como fazê-lo funcionar e se manter sempre no verde

O fluxo de caixa talvez seja a alma de qualquer negócio que pretende funcionar por um longo período de tempo, afinal, sem dinheiro é impossível oferecer um atendimento de qualidade para seu cliente. Aprender a gerenciar o fluxo de caixa, portanto, é outra estratégia importante do gerenciamento de riscos. É preciso ter noção de quanto entra, quanto é gasto durante a sua atividade e quanto está sobrando no final do mês para você. Sem esse conhecimento e controle, você pode ter dificuldades em manter a porta do seu consultório aberta e, consequentemente, sua atividade de nutricionista clínico.

Aprenda a gerenciar sua agenda

A gestão de risco também tem enorme relação com a maneira como você controla a sua agenda, afinal, é graças a ela que você tem o fluxo de caixa ideal para seu negócio funcionar do jeito que você sempre sonhou. Só que, se ela está mal organizada e interferindo no atendimento de todos os seus clientes, ela pode colocar em risco a qualidade da sua atividade.

Por isso, tire um tempinho para estudar bem seu tempo de atendimento e como você pode montar sua agenda de uma maneira que nenhuma consulta seja prejudicada em tempo ou qualidade. Quanto mais pacientes satisfeitos e consultas bem-feitas você tiver, melhor será a reputação e a qualidade do seu negócio.

Identifique todos os possíveis riscos relacionados com sua atividade profissional

Você provavelmente sabe que qualquer atividade profissional, por mais simples que seja, conta com riscos envolvidos, sejam eles relacionados com a atividade em si, como com aspectos de segurança financeira. Para você ter um controle completo de sua atividade profissional é preciso, portanto, conhecer todos os riscos relacionados com ela.

Tire um tempo de sua rotina para traçar esses riscos: número baixo de atendimentos por mês, atrasos de horários de atendimentos, maior gasto de itens de estoque, possíveis dias em que você terá de se ausentar do trabalho e todos os outros riscos que podem afetar sua produtividade e resultados ao final do mês. Dessa maneira, será mais fácil acompanhar os resultados através desses indicadores que você traçou e se preparar para a etapa que apresentaremos abaixo.

Plano de contingência ou plano B: sempre tenha um com você

É impossível montar um bom gerenciamento de risco se você não conta com planos de contingência para a possível ocorrência desses riscos. Você sabe como proceder quando precisar cancelar sua agenda de trabalho? Ou quando faltar luz no prédio do seu consultório? Ou, simplesmente, quando tiver menos entrada no caixa do que o previsto para o mês? Todos os riscos que você traçou acima devem vir acompanhados de um plano de contingência, sempre.

Essas são apenas algumas dicas para você iniciar um bom gerenciamento de riscos no seu consultório de nutrição. Com o avanço do tempo e de sua experiência na área, você vai conseguir descobrir ferramentas ainda mais eficientes para manter o seu negócio sempre funcionando muito bem. Quais delas você já usa no seu dia a dia? Conte para a gente!

Deixe uma resposta