Como conciliar o trabalho no consultório de nutrição com os estudos

Conciliar estudo e trabalho não é tarefa fácil, apesar de extremamente necessário para o sucesso profissional. Afinal, é a educação continuada que garante resultados cada vez melhores em todas as áreas, inclusive na Nutrição. O que não é fácil, no entanto, também não é impossível, principalmente quando você conta com a tecnologia como a grande aliada no consultório – e fora dele também. Veja como as ferramentas certas podem ajudar você a conciliar trabalho e estudos sem acabar estafado física e psicologicamente.

Antes de mais nada, defina suas prioridades

É perfeitamente possível fazer ambas as coisas, mas uma delas deve ser prioridade. Se você não quer abrir mão de seus clientes no consultório, mas também faz questão de terminar sua pós-graduação, por exemplo, você deverá montar seu cronograma de atendimento e de estudos de acordo com o que é mais importante para você.

Talvez seja o caso de reduzir o tempo que passa no consultório – o que não significa abandonar seus pacientes. Hoje, os softwares de nutrição trazem várias ferramentas que permitem que você acompanhe o tratamento dos seus pacientes bem de perto sem precisar estar fisicamente com eles, o que colabora para reduzir seu tempo na clínica. Estabeleça uma rotina bem organizada e procure manter o foco no seu objetivo.

Tenha boas noites de sono

Dormir bem é essencial para o rendimento em qualquer atividade, por isso boas noites de sono são importantes tanto para o seu trabalho no consultório quanto para suas horas de estudo. Procure dormir cedo, evite noitadas e bebidas alcoólicas em excesso que também tiram o sono e deixam o corpo ainda mais cansado e não estude até muito próximo da hora de deitar. Pare pelo menos uma hora antes e faça alguma atividade relaxante, veja um filme tranquilinho, leia um livro que não tenha nada a ver com os estudos ou faça meditação.

Organize também seu tempo livre

Neste caso, a organização é a alma do negócio. Por isso, é muito importante que até o seu tempo livre seja organizado. Você não deve abrir mão de tirar algumas horas para você ficar sem pensar em responsabilidades, fazer caminhadas ao ar livre, que ajudam a desestressar, ou qualquer outra atividade física, mas talvez seja necessário reduzir um pouco suas horas de folga. Pense nisso como um investimento para o seu futuro. Tire algumas horas para você fazer atividades bem relaxantes, mas tire também outras para adiantar os estudos ou o trabalho, organizando a sua semana.

Use todos os recursos que a tecnologia oferece

Aproveite a tecnologia no que ela tem de melhor: a otimização do seu tempo. Experimente um software especializado em nutrição, como o Dietbox, e veja como ele é capaz de agilizar o seu dia no consultório. Além de reunir várias informações em um mesmo lugar (como agenda, exames laboratoriais, elaboração de receitas e dietas, por exemplo), ele é acessível por qualquer mídia e à hora que você quiser. Através dele você cria suas próprias fichas de anamnese e ainda mantém contato em tempo real com seus pacientes, que podem preencher o diário alimentar, tirar dúvidas com você através de chat e fazer substituição de alimentos.

Com essas dicas, você conseguirá conciliar trabalho e estudos com muito mais facilidade do que imagina, e ainda terá pacientes satisfeitos e fidelizados pelo atendimento personalizado.

Experimente o Dietbox agora mesmo de forma gratuita e veja como o software vai melhorar a sua relação com os pacientes e otimizar seu tempo para os estudos!

Deixe uma resposta