6 maneiras de melhorar a gestão no seu consultório de Nutrição

Vamos ser sinceros, você tem tido tempo para fazer tudo da forma que gostaria? Sente que deveria dar mais atenção aos seus pacientes, mas não consegue encontrar tempo em meio a tantas tarefas diárias? É claro, a rotina em um consultório de nutrição não é mesmo fácil – e nem estamos falando da sua vida pessoal. São tantos horários marcados, obras de reforma para oferecer mais conforto aos seus clientes, pequenos problemas ou desencontros com a secretária que você sente o controle dos seus dias escorrendo pelos dedos. Mas é possível melhorar a gestão do seu consultório de nutrição com algumas dicas bem mais simples do que você imagina. Veja o que pode ser feito e comece a mudar agora!

1. Elimine os arquivos físicos

Dê adeus à papelada e aos velhos arquivos físicos colocando tudo na nuvem – dos prontuários às receitas, exames laboratoriais e planos alimentares. Assim você consegue ter tudo de forma muito mais organizada, em um só lugar, acessando o que você quiser a qualquer hora, sem precisar depender de ninguém para pegar um prontuário ou anamnese. Além disso, com o cloud computing você não precisa se preocupar em fazer backup e ainda consegue mais espaço no consultório. Você ganha mais independência e agilidade no seu dia a dia.

2. Planeje com antecedência e mantenha o foco

Planeje seu dia e procure ser o mais fiel possível a esse planejamento. Determine um tempo médio de consulta, mas deixe alguns minutinhos entre uma e outra para você resolver algum assunto pessoal, tomar um café ou simplesmente fechar os olhos e relaxar. Procure soluções que automatizem suas tarefas diárias e economizem tempo, com acesso rápido a tudo o que você precisa. E planeje sua vida financeira também – estabelecendo metas viáveis e analisando todos os custos do consultório provavelmente você encontrará vários itens que podem ser cortados ou substituídos por soluções mais em conta.

3. Agilize suas consultas

Quanto mais organizado você for, mais fácil será agilizar suas consultas sem abrir mão da qualidade no atendimento – ou até melhorá-las. Procure ter todas as informações sobre cada paciente reunidas em um único lugar de fácil acesso, assim antes dele entrar você pode rapidamente se colocar a par do que deverá ser tratado. Uma boa dica é ter alguns processos automatizados, como a ficha de anamnese, por exemplo.

4. Não misture as contas pessoais com as do consultório

Dores de cabeça financeira são comuns e tiram a concentração, fazendo com que seu rendimento caia e o dia pareça mais lento. Uma boa dica para fugir delas é não misturar suas contas pessoal e da clínica. Separe as contas e veja, no final do dia, o quanto realmente rendeu o seu dia. Assim fica mais fácil tomar decisões assertivas, adaptar estratégias e chegar mais inteiro ao dia seguinte.

5. Tenha uma agenda mais eficiente

Quem administra sua agenda? Você tem a exata noção de quantos pacientes atenderá naquele dia ou quem desmarcou ou simplesmente não apareceu? Mesmo que você tenha uma secretária para cuidar da sua agenda, procure tê-la consigo de forma que possa ser acessada facilmente. Assim você se planeja e tem mais noção dos pacientes que precisam ser recuperados, por exemplo. Além disso fica mais fácil administrar seu tempo e alinhar pontos de atendimento com a ajudante.

6. Não perca tempo com tarefas simples

Automatize tudo o que for possível. Hoje os softwares especializados em nutrição oferecem vários recursos para agilizar o seu dia. Assim, além de ganhar mais tempo você reduz o risco de esquecimento e a taxa de retrabalho causada por erros humanos. Com o compartilhamento de informações através de um aplicativo de nutrição, por exemplo, você evita que um paciente vá ao seu consultório ou telefone para pedir uma substituição de alimento ou sanar alguma dúvida: você acompanha o plano alimentar online e em tempo real e fala com ele por chat. Fácil, simples e eficiente.

Com essas dicas você verá que seu dia vai render muito mais; você ficará menos cansado e ainda terá mais tempo para dedicar-se aos seus pacientes de forma mais próxima e individualizada.

Conheça o Dietbox e veja como ele pode ajudar você a melhorar a gestão do seu consultório. Você vai aumentar a taxa de retorno e fidelizar seus clientes com muito mais facilidade!

Deixe uma resposta