O tratamento nutricional não está dando certo? Veja algumas dicas para melhorar o resultado dos seus pacientes

Cuidar da saúde de um paciente é um dos maiores – se não o maior – desafio que um profissional da saúde pode enfrentar na sua rotina de trabalho. O desafio, entretanto, não é resumido em, somente, oferecer uma linha de tratamento que pode ser a solução para uma condição específica – é preciso também garantir que você será capaz de melhorar, continuamente, os resultados obtidos por ele com relação a sua qualidade de vida e bem-estar.

Para o nutricionista, essa realidade de melhorar, cada vez mais, os resultados de seus clientes é ainda maior, visto que ele lida com um indicador que é visível aos olhos de todos: a forma física. Por isso, muitas vezes, é tão difícil mostrar que o tratamento dietético sugerido por você está trazendo bons resultados para a saúde.

Com o intuito de lhe ajudar a buscar os melhores resultados para seus pacientes, separamos uma listinha de dicas que pode facilitar seu trabalho. Confira!

Faça um plano alinhado com a realidade do cliente

Uma das maiores falhas dos nutricionistas que querem ganhar no volume de pacientes é oferecer a famosa “dieta de gaveta”, ou seja, aquele plano alimentar padrão oferecido para todos os pacientes que chegam ao seu consultório.

Essa é uma prática que prejudica, significativamente, os resultados do seu trabalho e, é claro, a saúde do paciente.

Por isso sempre valorize criar um plano alimentar que esteja completamente alinhado com a realidade do paciente. Por mais que essa orientação pareça óbvia, ainda existem profissionais que insistem em não acreditar na particularidade de cada prescrição.

Sempre escute seu cliente

A consulta com o paciente é, talvez, a parte mais importante do desenvolvimento do seu trabalho em busca dos melhores resultados para ele. É nesse momento, frente a frente com o paciente, que você vai conhecer exatamente suas dificuldades, seus desejos e o que tem atrapalhado sua saúde.

Por isso, dedique-se a escutar, ao máximo, o paciente nesse momento. Entenda suas angústias, compartilhe das suas dificuldades e monte um plano que realmente vá deixá-lo satisfeito, sem que ele tenha que se sacrificar para voltar a viver bem.

Esteja acessível, sempre que possível

Uma das coisas que pode dificultar os resultados para o cliente é o afastamento do profissional que lhe sugeriu o tratamento. Quando o cliente sente que o nutricionista não está se importando muito com o resultado que ele leva para o consultório, ele logo desanima do tratamento e volta à sua vida de irregularidades na alimentação.

Por isso, para se mostrar presente e interessado nos resultados, esteja sempre acessível para o seu cliente, seja respondendo um e-mail, tirando uma dúvida no WhatsApp ou retornando as ligações que ele faz para o seu consultório.

Comemore e valorize cada vitória

Não existe nada mais motivacional do que uma conquista. Por isso, um dos segredos para melhorar os resultados do seu paciente é comemorar e valorizar cada vitória que ele tem ao longo do tratamento, mesmo que elas pareçam pequenas em um primeiro momento. Isso vai dar força e motivação para que eles continuem seguindo em frente, sem desistir dos desafios que vão, eventualmente, aparecer na rotina.

Essas são apenas algumas dicas – simples, mas importantes – que você pode aplicar na sua rotina para melhorar os resultados dos seus pacientes. E para se aproximar ainda mais deles, conheça o Dietbox, o programa para nutricionistas que aproxima e fideliza os pacientes.

Deixe uma resposta