6 dicas para recuperar clientes que foram embora

Se você é daqueles nutricionistas que estão sempre preocupados em conseguir novos pacientes, mas não dão muita importância aos que simplesmente sumiram, está cometendo um imenso erro estratégico. Sim, porque a fidelização é um dos aspectos mais importantes da profissão – e você pode aprender muito com os motivos que levaram outras pessoas à desistência. Veja aqui 6 dicas de como recuperar pacientes perdidos e mude sua estratégia de atendimento.

1. Descubra quem são estes pacientes perdidos

O primeiro passo é identificar os pacientes que não voltaram mais – e para isso você deve ter uma agenda muito bem organizada. Faça uma lista de todos os que pararam de ir ao consultório sem terminar o tratamento e anote os dados de cada um: motivo inicial da consulta, em que etapa do plano alimentar e há quanto tempo deixou de aparecer.

2. Pense – e faça – uma abordagem estratégica

Imagine uma forma simpática de ligar e sonda por que eles desapareçam. Você pode pedir para a recepcionista telefonar informando o seu novo correio eletrônico, por exemplo, e então fazê-lo sentir-se valorizado mostrando que há uma preocupação pelo fato dele ter interrompido o tratamento. A recepcionista, então, pode ser direta, perguntando por que ele não retornou ao consultório.

3. Ofereça facilidades para que ele retorne

Como bom nutricionista você deve ter criado um laço de empatia com cada um deles, então mais ou menos já deve desconfiar do motivo do sumiço. Crie facilidades para que ele retorne, como desconto na consulta inicial, agregar consulta e modificação na dieta por ser paciente antigo, ou facilidades como tirar dúvidas por e-mail ou outra ferramenta tecnológica.

Mas lembre-se de usar apenas dois argumentos por pessoa para que ela não fique irritada. Finalize fazendo a marcação da consulta ou, em caso de não dar certo, apenas deixe com ela o telefone do consultório para o caso de mudar de ideia. Se o paciente disser que já está com outro nutricionista, agradeça e encerre a questão.

4. Reflita e analise seu próprio atendimento

Pense em como você tem feito seu atendimento e o que pode ser mudado para melhorá-lo. Há pacientes demais e os horários ficam apertados? A espera é grande? Você tem demorado demais nas consultas ou elas têm sido muito rápidas e superficiais? A sala de espera é confortável – com água, café, revistas e TV? Você é uma pessoa acessível, seus pacientes conseguem falar com você com facilidade em caso de dúvida? Você acompanha de perto a adesão ao plano alimentar? Como esses aspectos podem ser melhorados?

5. Use a tecnologia como aliada

A palavra-chave da atualidade é inovação – e seus pacientes no mínimo ficarão curiosos. Agregue ferramentas tecnológicas e use-as como atrativo na busca pelos pacientes perdidos. Com um software de nutrição você e eles têm diversas facilidades para o acompanhamento do plano alimentar, como diário alimentar, alertas para os horários das refeições, acompanhamento da evolução física, chat entre vocês, troca de fotos, produção de receitas, substituição de alimentos da lista do plano online e muito mais. Conte a novidade no próprio telefonema ou através de e-mail, chamando-o para uma nova consulta. Com certeza ele vai gostar da inovação que o manterá mais engajado na dieta.

6. Aprenda com os motivos de afastamento

Não esqueça: converse com todos os que retornarem sobre os motivos que os levaram a se afastar. Saiba ouvir, inclusive críticas, e refletir sobre o que pode ser modificado. Lembre-se que mesmo os erros servem como aprendizado e ele contribuirá para a fidelização de seus pacientes.

O Dietbox é a ferramenta perfeita para ajudar a trazer de volta seus pacientes perdidos e fidelizar os novos. Conheça mais sobre o melhor e mais completo software de nutrição e prepare-se para uma nova fase nos atendimentos!

Deixe uma resposta