Como empreender na Nutrição?

Ter conhecimentos de empreendedorismo não é uma tarefa somente para quem pretende administrar uma empresa ou abrir o seu próprio negócio. Se pensarmos de maneira prática sobre o assunto, todos nós que trabalhamos por conta própria temos um pé no empreendedorismo – e isso se aplica aos profissionais da área da saúde que optam por abrir seu próprio consultório. O nutricionista é um desses profissionais que precisa desenvolver essas noções de empreendedorismo, mas que, geralmente, não recebe suporte acadêmico para essa finalidade.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você que quer empreender na nutrição. Confira!

Monte seu consultório com suas características

Seu consultório precisa, antes de tudo, ter a sua cara. Por isso planeje bem tudo que você vai colocar no ambiente, antes mesmo de começar a procurar o local ideal para a abrir as portas para o atendimento.

Não deixe o marketing de lado

O marketing é o principal aliado do bom empreendedor. Isso significa que, além de saber executar suas próprias tarefas muito bem, o empreendedor também precisa saber vender as suas ideias da melhor maneira possível. Por isso ter noções de marketing – e até mesmo colocar em prática algumas estratégias simples de marketing digital, por exemplo – são boas ideias para conseguir empreender nesse mercado.

Tenha noções de gestão

Um bom empreendedor é muitas coisas, mas principalmente, ele é um excelente gestor – seja de finanças, ideias, conflitos ou pessoas. Para você conseguir empreender na nutrição e abrir sua própria clínica, tenha em mente que você vai precisar colocar em prática um pouquinho de cada um desses conhecimentos de gestão.

Saiba fazer parcerias com profissionais do ramo

Você sabia que contar com o suporte de bons parceiros é uma ótima ideia para fazer sua carreira na nutrição alavancar? Seus parceiros podem ser até mesmo outros nutricionistas de especialidades diferentes ou empresas que vendem marcas que podem se correlacionar com o seu negócio (produtos saudáveis, marcas esportivas e outros dessa linha). Quanto melhor for a sua parceria – e quanto mais parceiros você tiver – mais fácil será empreender com sucesso!

Não esqueça de valorizar a sua marca

Se você vai empreender, tem que pensar em desenvolver uma marca para divulgar o seu negócio – afinal, ela será a responsável por levar o seu trabalho para vários cantos do mundo. Por isso, um bom passo para empreender é, primeiro, criar uma marca que tenha relação com a sua atuação e depois contar com a ajuda de colegas, amigos e familiares para divulgá-la.

Lembre-se sempre de valorizar o seu maior produto: o cuidado com o cliente

Nenhum empreendedor no ramo da nutrição é capaz de ter sucesso na carreira sem valorizar o seu maior produto: o cuidado com o cliente. Por isso, valorize sempre o que você tem de mais importante para o seu consultório, que é o seu paciente. Trate-o bem, escute todas as queixas e se esforce ao máximo para solucioná-las. Lembre-se, um paciente satisfeito vale por dois (ou mais!).

Você vem pensando em empreender no mercado de nutrição? O que achou das nossas dicas acima? Compartilhe com a gente a sua experiência!

Deixe uma resposta