O que é e como funciona um software de Nutrição

Melhorar a qualidade do trabalho é sempre uma ideia a ser considerada, não é verdade? Os softwares surgiram para contribuir também com o dia a dia nos consultórios dos nutricionistas. Mas será que eles são plenamente utilizados?

Neste artigo vamos revelar várias informações para que você fique por dentro de como pode utilizar um software de nutrição a seu favor e desfrutar de benefícios que muitas pessoas não conhecem.

O que é um software de nutrição?

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e o Dietbox pode auxiliar na rotina dos nutricionistas, tanto dos recém-formados quanto dos experientes.

Este aliado possibilita acesso rápido às informações, melhor relação entre pacientes e profissionais, além de oferecer segurança para seu consultório e dados relevantes para a administração e consultas.

Segurança de dados

O armazenamento de fichas de pacientes, prontuários e dietas pode ser comprometido por diferentes fatores. Entre eles, a possibilidade de estes papéis se perderem entre si ou em pastas.

Já o software organiza e preserva estas informações em formato digital e ainda tem a vantagem de não ocupar espaço físico em seu consultório.

Economia de tempo

Se você está com problemas para se planejar e controlar o tempo de trabalho, saiba que o software de nutrição pode contribuir para que o seu tempo seja utilizado a seu favor.

Como profissional, é muito importante que não gaste tempo com tarefas que podem ser feitas de forma rápida.

Feedback rápido — comparação

Você pode fazer uma ficha logo na primeira consulta do paciente e registrá-la no banco de dados de seu software. Se desejar, um futuro acesso a ela será feito de forma rápida e você poderá alterar ou inserir informações atuais, facilitando a comparação entre os resultados.

A comparação produzida de acordo com o histórico permite que seja feita uma avaliação rápida durante o tempo reservado para determinado paciente.

Confiabilidade paciente-nutri

A confiança entre o nutricionista e o paciente deve ser construída de acordo com resultados e atitudes, mas a adoção de um software permite que ambos mantenham uma relação mais próxima, já que o cardápio pode ser acessado remotamente.

A facilidade de acesso e compartilhamento de informações induz a comunicação além do momento da consulta.

Modelos de cardápios

O nutricionista pode registrar modelos prévios de cardápios que serão apresentados para os pacientes. Isto permite que um padrão seja adaptado ao gosto particular de uma pessoa de acordo com referenciais como quantidade calórica diária, objetivo, rotina, quantidade de refeições por dia, doenças e muito mais.

Informações nutricionais

Se você ainda não se sente seguro para apresentar informações nutricionais de determinados alimentos para seus pacientes, o software permite o acesso a esses dados de acordo com as porções que serão consumidas.

Estas informações podem ser compartilhadas com eles, facilitando a escolha de uma refeição para determinado dia ou ocasião, sempre preservando a dieta.

Histórico físico

As medidas são a melhor forma de identificar se a dieta está oferecendo resultados efetivos ou não. Para isto, é fundamental que o nutricionista registre periodicamente medidas de busto, cintura, quadril, braços, antebraços e pernas.

Todos esses dados podem auxiliar no cálculo de percentuais de massa magra e gorda, especificando ainda mais o que deve ser ajustado para o futuro da dieta proposta.

Estudantes

O DietBox também pode ser adquirido por estudantes. Desta forma, você poderá se familiarizar antes mesmo de atuar em um consultório. O interessante é que, quanto mais domínio tiver sobre o software, melhor você poderá aplicá-lo em sua rotina de trabalho (e estudo).

Entrar para este time ainda pode ajudar a conhecer outros nutricionistas que já utilizam esta ferramenta, o que contribui para indicações e abordagem de novos pacientes.

Secretaria

Se você estiver investindo em seu primeiro consultório e possuir pouca verba, adquirindo um software de nutrição você vai poder gerenciar sua própria agenda, o que evita a contratação de uma secretária para demais atividades.

Você poderá entrar em contato com seus pacientes, controlar horários e ainda ficar de olho na parte administrativa, se optar por anotações em um espaço determinado.

Busca

O Dietbox ainda permite que os interessados acessem a ferramenta ou o próprio site, a fim de buscar profissionais que trabalham com a plataforma. Deste modo, irá a uma consulta já sabendo que contará com este tipo de suporte.

Consultorias

Se você atua com consultorias fora do consultório, saiba que o software pode ser ainda mais relevante, pois os pacientes também podem ser cadastrados (e organizados em diferentes categorias) em seu banco de dados, facilitando o controle das informações e contando com a comodidade de poder acessá-las de qualquer lugar.

Ferramentas motivacionais

Dieta imposta é um dos fatores que contribuem para a desistência ou abandono do tratamento. Por isto, se você quer se destacar como um profissional de sucesso, siga o caminho oposto. Invista em alternativas que motivem seus pacientes a se manterem firmes em seus propósitos e objetivos nutricionais.

O lado psicológico deve ser estimulado constantemente e o software pode ser usado para reforçar a determinação daqueles que lhe procuram em busca de uma melhor qualidade de vida e alimentação saudável.

Gráficos amigáveis

A evolução nutricional pode ser acompanhada através de gráficos que representam as mudanças durante todo o tratamento. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis com representações em forma de imagens.

Com esta ferramenta você poderá trocar a análise de números, percentuais, pesos e medidas por traços muito mais objetivos.

Início grátis

Caso ainda tenha dúvidas se este é um bom investimento, saiba que há diferentes planos que podem se adequar ao seu perfil, além de poder fazer um teste grátis. Esta é uma oportunidade para você desfrutar de ferramentas básicas deste software de nutrição, cogitando o futuro investimento assim que necessitar de um suporte maior conforme o aumento do número de pacientes.

No plano grátis você poderá cadastrar até 10 pacientes, 15 modelos de planos alimentares, 10 antropometrias e 10 anamneses.

A favor dos pacientes

Pensando no lado dos pacientes, este investimento ainda permite que eles recebam alertas para suas principais refeições, tenham acesso às informações particulares, receitas, e até mesmo que compartilhem imagens com o profissional que lhes acompanha. O dinamismo oferecido possibilita que paciente e nutricionista possam montar um plano alimentar colaborativo.

E então, está convencido dos benefícios que o uso de um software de nutrição pode trazer a você e aos seus pacientes? O DietBox pode ser a melhor escolha para sua carreira.

Deixe um comentário dizendo se já utilizou este recurso e se está pensando em melhorar a sua atuação. Você também pode fazer perguntas para tirar suas dúvidas e fazer sugestões!

6 thoughts

  1. É obrigario ter smarthfone para ter acesso e trabalhar com o programa??Sou recém formada e estou á procura de um programa seguro.

Deixe uma resposta