O que é e como funciona um software de Nutrição

Melhorar a qualidade do trabalho é sempre uma ideia a ser considerada, não é mesmo? Os softwares surgiram para contribuir também com o dia a dia nos consultórios dos nutricionistas. Mas será que eles são plenamente utilizados? E afinal de contas, como funciona um software de nutrição?

Neste artigo vamos revelar várias informações para que você fique por dentro de como pode utilizar um software de nutrição a seu favor e desfrutar de benefícios que muitas pessoas não conhecem.

Ficou interessado? Quer saber como esse tipo de programa pode ser útil para o seu consultório de nutricionista? Então siga conosco e absorva muita informação sobre o assunto! Vamos lá?

O que é um software de nutrição?

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e um software de nutrição como o Dietbox pode auxiliar na rotina dos nutricionistas, tanto dos recém-formados quanto dos mais experientes.

Trata-se de um programa que possibilita acesso rápido às informações, melhor relação entre pacientes e profissionais, além de oferecer segurança para seu consultório e dados relevantes para a administração e consultas.

Tudo isso em um mesmo programa, fácil de operar e com um baixo custo para manutenção! Muito interessante, não é mesmo?

O software de nutrição pode ser utilizado por estudantes?

Sim, o Dietbox também pode ser adquirido por estudantes. Dessa forma, é possível se familiarizar antes mesmo de atuar em um consultório. O interessante é que, quanto mais domínio o estudante tiver sobre o software, melhor poderá aplicá-lo em sua rotina de trabalho e estudos.

Entrar para esse time ainda pode ajudar a conhecer outros nutricionistas que já utilizam esta ferramenta, o que contribui para indicações e abordagem de novos pacientes.

E quais são os benefícios de um software de nutrição?

Os softwares de nutrição podem oferecer uma série de benefícios para a sua clínica ou consultório. Nós elencamos e explicamos os principais. Confira!

Armazenamento de dados com segurança

O armazenamento de fichas de pacientes, prontuários e dietas pode ser comprometido por diferentes fatores. Entre eles, a possibilidade dos papéis se perderem entre si ou em pastas.

Já o software organiza e preserva estas informações em formato digital e ainda tem a vantagem de não ocupar espaço físico em seu consultório. Você pode esquecer e abandonar completamente aquele velho fichário em que deixava tudo anota em fichas de papel.

Economia de tempo

Se você está com problemas para se planejar e controlar o tempo de trabalho, saiba que o software de nutrição pode contribuir para que o seu tempo seja utilizado a seu favor.

Como profissional, é muito importante que não gaste tempo com tarefas que podem ser feitas de forma rápida. É por isso que tornar algumas funções mais ágeis é algo que você precisa fazer e um programa de computador pode lhe ajudar nesse processo.

Rápido acesso às informações dos pacientes

Você pode fazer uma ficha logo na primeira consulta do paciente e registrá-la no banco de dados de seu software. Se desejar, um futuro acesso a ela será feito de forma rápida e você poderá alterar ou inserir informações atuais, facilitando a comparação entre os resultados.

Isso é muito útil para que você possa acompanhar os resultados que os pacientes obtém durante o tratamento, podendo ter um melhor controle sobre o que está sendo realizado. Além disso, torna o atendimento no consultório mais ágil e agradável para o paciente, que não precisará ficar recordando todo o seu histórico em cada consulta.

Relação de confiança com pacientes

A confiança entre o nutricionista e o paciente deve ser construída de acordo com resultados e atitudes, mas a adoção de um software permite que ambos mantenham uma relação mais próxima, já que informações, como o cardápio do plano alimentar, podes ser acessadas remotamente.

A facilidade de acesso e compartilhamento de informações induz a comunicação, que vai além do momento da consulta. Tudo isso estabelece uma relação de confiança entre o nutricionista e seus pacientes, o que acarreta em um tratamento mais eficaz e benéfico.

Elaboração de modelos de cardápios

O nutricionista pode registrar modelos prévios de cardápios que serão apresentados para os pacientes. Isso permite que um padrão seja adaptado ao gosto particular de uma pessoa de acordo com referenciais como quantidade calórica diária, objetivo, rotina, quantidade de refeições por dia, doenças e muito mais.

É claro que a ideia não é oferecer o mesmo cardápio para todos os pacientes, mas sim ter um template que pode ser preenchido, com base nas necessidades do plano alimentar de cada pessoa que você atende.

Registro de informações nutricionais

Se você ainda não se sente seguro para apresentar informações nutricionais de determinados alimentos para seus pacientes, o software permite o acesso a esses dados de acordo com as porções que serão consumidas.

Essas informações podem ser compartilhadas com os pacientes, facilitando a escolha de uma refeição para determinado dia ou ocasião, sempre preservando o plano alimentar.

Registro do histórico físico dos pacientes

As medidas físicas dos pacientes são a melhor forma de identificar se o plano alimentar adotado está oferecendo resultados efetivos ou não. Para isso, é fundamental que o nutricionista registre periodicamente medidas de busto, cintura, quadril, braços, antebraços e pernas.

Todos esses dados podem auxiliar no cálculo de percentuais de massa magra e gorda, especificando ainda mais o que deve ser ajustado para o futuro do plano alimentar proposto.

Função de secretaria

Se você estiver investindo em seu primeiro consultório e possuir pouca verba, adquirindo um software de nutrição você vai poder gerenciar sua própria agenda, o que evita a contratação de uma secretária para a realização dessas atividades.

Você mesmo poderá entrar em contato com seus pacientes, controlar horários e ainda observar parte administrativa, como o fluxo de caixa e controle de contar a pagar, por exemplo.

Busca por parte dos pacientes

Outro benefício oferecido pelo Dietbox é que os pacientes ou pessoas interessantes em se consultar com um nutricionista podem acessar o site da ferramenta e verificar os profissionais que trabalham com a plataforma.

Assim, o software de gestão acaba também funcionando como uma poderosa ferramenta de marketing para que o seu negócio seja divulgado, sem que você precise fazer nenhum investimento para isso.

Realização de consultas fora do consultório

Se você atua com consultorias fora do consultório, saiba que o software pode ser ainda mais relevante, pois os pacientes também podem ser cadastrados (e organizados em diferentes categorias) em seu banco de dados, facilitando o controle das informações e contando com a comodidade de poder acessá-las de qualquer lugar.

Isso acontece porque os dados podem ser armazenados em nuvem e acessados por meio de smartphones ou tablets, desde que conectados à internet.

Uso do software como ferramenta motivacional

Dieta imposta é um dos fatores que contribuem para a desistência ou abandono do tratamento por parte dos pacientes. Por esse motivo, se você quer se destacar como um profissional de sucesso, siga o caminho oposto. Invista em alternativas que motivem seus pacientes a se manterem firmes em seus propósitos e objetivos nutricionais.

O lado psicológico deve ser estimulado constantemente e o software pode ser usado para reforçar a determinação daqueles que lhe procuram em busca de uma melhor qualidade de vida e alimentação saudável. Afinal, como o programa é muito interativo e proporciona o bom relacionamento entre paciente e profissional da nutrição, a relação entre ambos será melhorada.

Disponibilização de gráficos amigáveis

A evolução nutricional pode ser acompanhada por meio de gráficos que representam as mudanças durante todo o tratamento. Muitas pessoas se sentem mais confortáveis com representações em forma de imagens.

Com essa ferramenta você poderá trocar a análise de números, percentuais, pesos e medidas por traços muito mais objetivos. Isso fará com que o paciente veja os resultados alcançados como algo efetivo, ficando satisfeito com o tratamento realizado e motivado para dar continuidade às atividades.

Início grátis

Caso ainda tenha dúvidas se o software de nutrição é um bom investimento, saiba que há diferentes planos que podem se adequar ao seu perfil, além de poder fazer um teste grátis.

Essa é uma oportunidade para você desfrutar de ferramentas básicas do software de nutrição, cogitando o futuro investimento assim que necessitar de um suporte maior conforme o aumento do número de pacientes.

No plano grátis você poderá cadastrar até 10 pacientes, 15 modelos de planos alimentares, 10 antropometrias e 10 anamneses. Que tal iniciar o uso agora mesmo e ver como você se adapta a esse programa? Temos certeza de que você vai adorar!

Utilização por parte dos pacientes

O diferencial do Dietbox em relação a outros softwares para nutrição é que nosso programa possibilita que o paciente também tenha acesso à informações e recebam alertas para as suas principais refeições. Além disso, também poderão compartilhar imagens e informações com o nutricionista, esclarecendo dúvidas a qualquer momento e não apenas no ato da consulta.

Vale ressaltar que todas as informações trocadas entre nutricionista e paciente são extremamente confidenciais, de modo que uma pessoa não pode ter acesso às informações de outra. Os pacientes podem ficar sempre tranquilos, pois os seus dados não serão vazados.

E então, agora que você já sabe como funciona um software de nutrição, que tal dar um “up” na sua carreira? Entre em contato conosco e garanta já Dietbox.

Deixe uma resposta