Como a tecnologia pode ajudar a acompanhar o dia a dia dos seus pacientes

A tecnologia é uma ciência que está presente em todas as áreas que abrangem a nossa vida pessoal e profissional. Atualmente, todo mundo conta com, pelo menos, um dispositivo que permita um maior contato com softwares e acesso à internet — como celulares, tablets ou computadores, por exemplo. Nesse contexto, fica mais prático para o nutricionista acompanhar o dia a dia dos pacientes.

A facilidade com que temos acesso ao uso de dispositivos e aplicativos tecnológicos pode resultar em excelentes benefícios para os profissionais da área da saúde, que conseguem explorar as capacidades de transmissão de dados, trocar informações e estreitar os laços com os pacientes.

Quer saber um pouco mais sobre como a tecnologia pode influenciar positivamente nessa relação tão importante e nos resultados observados por seus pacientes? Então, continue com a leitura e confira os tópicos que listamos abaixo.

O e-mail como comunicação entre profissional e paciente

Mesmo com a chegada de mais aplicativos que permitem a comunicação entre os profissionais da área da saúde e seus pacientes, o e-mail jamais deve ser deixado de lado como opção de contato nessa importante relação que esses indivíduos constroem.

O e-mail é um meio de comunicação que se tornou mais formal, mas que também permite o envio de informações mais completas e detalhadas, que precisam ser analisadas com mais calma, tanto pelo profissional quanto pelo paciente.

Por isso, a tecnologia do e-mail, apesar de utilizada com menor frequência nos tempos atuais, também é uma importante aliada no acompanhamento do dia a dia dos pacientes com dados importantes e essenciais para a dieta.

Outra possibilidade de uso é com relação a mensagens especiais de aniversário ou parabenização pela conquista alcançada por meio da dieta. Os e-mails ficam registrados e são muito apreciados pelos pacientes que os recebem, se tornando ferramentas estratégicas para a fidelização e que não podem ser negligenciados.

Os aplicativos de comunicação nos smartphones

Quem não tem um smartphone no bolso provavelmente não deseja participar da transformação digital que está em curso. Hoje, é praticamente impossível encontrarmos alguém, independentemente da classe social ou faixa etária, que não tem esse dispositivo que rapidamente nos coloca em contato com o mundo, ajudando a entreter e a gerenciar a nossa vida em diversos aspectos.

Um dos verdadeiros sucessos dos smartphones é a possibilidade de fazer download de aplicativos de mensagem que utilizam os dados online para enviar suas mensagens de texto ou voz para uma outra pessoa — tudo isso sem a necessidade de fazer uma ligação para acompanhar o dia a dia dos pacientes.

Profissionais da área da saúde têm explorado as vantagens dos aplicativos de comunicação para manter um canal aberto de contato com seus pacientes e ajudar em orientações e dúvidas no momento em que eles não estão no consultório. Entretanto, é importante se comunicar por um perfil diferente do utilizado para conversas pessoais. Assim, fica claro que a relação entre nutricionista e paciente é profissional.

É necessário colocar uma imagem profissional, utilizar o nome da clínica ou pelo qual a nutricionista se identifica e ainda incluir, por exemplo, o horário em que as mensagens poderão ser trocadas. Dessa forma, ao acessar o perfil para trocar mensagens, o paciente vê de imediato em quais horários a conversa pode acontecer. Isso evita, por exemplo, tentativas de contato em horários inconvenientes.

Todas as mensagens enviadas devem ser respondidas o mais breve possível — daí a importância de ser claro quanto o horário de uso do smartphone. Além de evitar incômodos em momentos inoportunos, protege a relação garantindo a satisfação do paciente com relação a suas demandas.

Softwares especializados que permitem o envio de informações

Outros aplicativos e softwares transformaram também a maneira como profissionais e pacientes se relacionam. Existem plataformas que unificam o contato desses dois lados da relação, permitindo que, por meio deles, sejam enviadas informações de tratamento, orientações médicas, resultados de exames e até mesmo imagens com a intenção de aproximar profissional e paciente.

Dessa maneira, é possível otimizar todo o atendimento, dispensando, por exemplo, a impressão de receitas de medicamentos ou dietas em papel e possíveis consultas rápidas de retorno para buscar algum resultado de exame ou orientação.

Um dos principais softwares de nutrição do Brasil é o Dietbox, que permite, além das funcionalidades já citadas, os cálculos de macro e micronutrientes feitos de maneira precisa e apresentados por meio de gráficos e comparativos de refeições, ilustrando da melhor maneira possível todo o plano alimentar do paciente.

Toda a anamnese pode ser feita de maneira interativa, com base em diversos protocolos de gastos energéticos e antropometria. Merece destaque, também, a vantagem inegável fornecida pelo software com relação à otimização da gestão. Por meio do sistema, é possível fazer marcações de consultas, alterações em caso de desistência, organização da agenda e muito mais.

É importante ressaltar também a facilidade fornecida com relação à gestão financeira. Além de permitir a organização de cobranças e até mesmo a efetivação das mesmas por meio de boleto ou cartão de crédito (à vista ou parcelado), promove mais comodidade aos pacientes, já que todo o controle financeiro ocorre de maneira mais eficiente. Isso porque é possível gerenciar os ganhos e os gastos com tranquilidade e rapidez.

Conforme mostramos ao longo do texto, a tecnologia é uma aliada estratégica dos nutricionistas e demais profissionais da saúde e não pode ser ignorada. Além de otimizar todo o atendimento e propiciar uma maior interação, estreita os laços e ajuda na fidelização.

Permite também que os bons softwares existentes no mercado, como o Dietbox, atuem no aumento da eficiência da gestão da clínica, agenda e controle de pacientes, além da gestão financeira, custos e recebimentos. Para o nutricionista, concentrar-se em capacitar cada vez mais, estudar sobre novas dietas e alimentos e dedicar-se aos cuidados dos pacientes é essencial, mas essa tranquilidade só pode ser vivenciada quando a gestão é feita de maneira otimizada e segura.

O uso desses aplicativos ajuda a acompanhar o dia a dia dos pacientes e a aumentar a satisfação em relação ao profissional que os atendeu, além de aumentar significativamente a adesão aos tratamentospropostos, visto que eles sentem-se mais seguros e confiantes para essa prática.

Agora que você já sabe como o uso da tecnologia pode ajudar no acompanhamento do dia a dia dos pacientes, que tal conhecer os nossos planos para alcançar ainda mais pacientes e fidelizá-los?

 

Deixe uma resposta