Como o uso de softwares de nutrição pode aumentar a taxa de retorno ao consultório

Conquistar a atenção do paciente muitas vezes já não é uma tarefa fácil, e fazer com que ele mantenha o tratamento então, pode ser mais complicado ainda. Como é uma área em que é preciso ter muita força de vontade e determinação, toda ferramenta que possa colaborar para o retorno ao consultório é bem-vinda. É o caso dos softwares de nutrição, criados especialmente para a área e que trazem vários benefícios para ambos os lados: pacientes e nutricionistas.

A ideia é fidelizar seus clientes, certo?

Lógico, dessa forma ficará muito mais fácil eles aderirem 100% ao tratamento e retornarem com a frequência necessária para o acompanhamento. Mas como é que um software é capaz de fazer isso? Simples, através de algumas ferramentas bastante simples, intuitivas de usar e que permitem uma maior interação entre vocês.

Essas ferramentas foram idealizadas para que o paciente sinta-se engajado e comprometido com o tratamento. Imagine um alerta que o avise sobre os horários das refeições para que ele não ultrapasse nem atrope períodos. Imagine também um aplicativo que o permita enviar e receber fotos e ainda falar com você, via chat, a qualquer hora.

Da mesma forma, ele também poderá visualizar sua avaliação antropométrica – e ficar atento ao que realmente precisa ser modificado –, terá acesso à sua dieta personalizada e a receitas – além de preencher seu próprio diário alimentar. Tudo isso colabora para que seu paciente continue o tratamento, sentindo-se cada vez mais engajado e retorne ao seu consultório.

E a ideia é também facilitar o seu trabalho

Claro que um paciente engajado é tudo, mas você vai precisar também de mecanismos que o ajudem a dar conta de tantos pacientes satisfeitos. E é aí que a tecnologia entra outra vez para facilitar o seu trabalho, dessa vez trazendo ferramentas para ajudar você, nutricionista. Pelo software será muito mais fácil e rápido fazer anamnese, prescrições dietéticas, cardápios, receitas, lista de substituições, recordatório, lista de alimentos personalizados e muito mais, tudo para que você possa otimizar suas consultas e aproveitar muito mais o tempo com seus pacientes.

O mais interessante também, é que nem sempre será preciso que o seu paciente use o aplicativo; do seu próprio smartphone você pode enviar por e-mail qualquer arquivo, como uma lista de alimentos, receitas ou alguma prescrição. Assim, você não precisará mais se preocupar em imprimir nada. E você ainda pode ter o registro de todos as mensagens trocadas por chat e enviar, de uma só vez, um aviso ou qualquer mensagem para todos os seus pacientes. Rápido, fácil e prático.

De qualquer lugar, a qualquer hora

Outro ponto que torna o software de nutrição um grande fator de fidelização que aumenta o índice de retorno é justamente o fato de você não precisar estar no consultório para interagir com seus pacientes. De qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer mídia – smartphone, PC, tablet ou notebook – você interage com eles online. A aproximação caba sendo muito maior e influenciando diretamente na taxa de retorno.

E nem precisa se preocupar em fazer backup para não perder todos estes dados valiosos, pois eles ficam gravados na nuvem. Da mesma forma, o software está sempre atualizado, automaticamente.

Sozinhos, os softwares não fazem nada, mas somados a um profissional interessado e sempre em busca de atualizações e melhorias, eles podem alavancar os atendimentos e aumentar a taxa de retorno ao seu consultório.

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia no consultório de nutrição? Deixe aqui a sua dúvida e nós rapidamente responderemos com outro post!

One thought

Deixe uma resposta