Está começando? Saiba o que não pode faltar no seu consultório de Nutrição

O início no mercado de trabalho a princípio pode parecer crítico, mas são justamente os desafios dessa época que a faz tão interessante. São momentos de expectativa, de mostrar seus conhecimentos e também de experimentar novas abordagens. E nada como algumas dicas para começar com o pé direito – principalmente para quem já tem espírito empreendedor. Veja aqui como montar um consultório de Nutrição.

Defina seu público-alvo

Com quem você trabalhará? Crianças, idosos, atletas, pacientes de oncologia? Fará um atendimento geral não especializado? Você deve definir seu público-alvo antes de qualquer outra coisa, porque dele dependerão vários outros fatores, da localização do imóvel à estratégia de marketing e divulgação.

Boa localização

A localização deve ser definida de acordo com o seu público-alvo. Se ele for composto por crianças, por exemplo, o ideal é que fique próximo a escolas e creches; se for formado por idosos, junto a hospitais, clínicas, clubes e associações; e assim por diante.

Lembre-se também que o consultório deve ficar em um local de fácil acesso, tanto para quem utiliza transporte público quanto para quem vai de carro – e, neste caso, averigue se existem estacionamentos próximos.

Melhor ainda se houver espaço para o crescimento do negócio, quem sabe o consultório não acaba se transformando em uma clínica mais cedo do que você imagina?

Decoração e layout

Como todo consultório que lida com a saúde, o ideal é que o ele tenha cores claras, neutras, que passem uma sensação de higiene, calma e transparência. Claro que isso não impede vários estilos de decoração, inclusive com inserções pontuais de cor para quebrar a monotonia e levar mais vida ao ambiente, mas evite móveis em demasia e itens que podem estressar os pacientes, como excesso de som e poluição visual.

Estabeleça uma comunicação visual baseada nas cores da sua marca, harmonizando o ambiente e seus materiais. Uma dica interessante é fazer um branding empresarial, que definirá logo e demais materiais de acordo com a essência do seu serviço.

Sala de espera

Ela deve ser ampla e confortável, com poltronas, sofás ou cadeiras que minimizem o desconforto da espera. Procure também deixar sempre revistas e pelo menos um ponto de TV disponível, de forma que ajudem o tempo a passar de forma mais leve.

Ninguém pretende deixar os pacientes esperando, claro, mas no dia a dia pode ocorrer de uma consulta durar mais do que o previsto e acabar atrasando as consultas posteriores. É importante haver também banheiro e máquinas de água e café.

Equipamentos

Na sua sala, alguns equipamentos não podem faltar. Balança, estadiômetro, adipômetro e fita métrica são os itens básicos mínimos para um consultório de nutrição. Se o atendimento abranger bebês será necessário também balança pediátrica e infantômetro. Além da sua mesa, devem haver pelo menos duas cadeiras, mesa de atendimento e, no caso dos bebês, bancada para troca de fralda.

Organização

Cuidar de um consultório pode ser um pouco mais complicado do que se imagina a princípio, mas está muito longe de ser difícil, principalmente se você tiver um software de gestão automatizada especializado para Nutrição. Lembre-se que além das entradas das consultas e do fluxo de caixa você deverá controlar as contas de luz, água, condomínio, telefone, internet, TV por assinatura, recepcionista (se houver) e qualquer outra entrada ou saída.

Com um software você centraliza tudo online, em nuvem, inclusive a agenda de consultas, histórico dos pacientes, resultados de exames, observações pessoais, programação, etc. E ainda pode administrar tudo de qualquer lugar e a qualquer hora, ajudando você a otimizar seus horários.

Há muitos aspectos positivos em ter seu próprio consultório de Nutrição, e quanto mais planejamento você tiver, mais cedo chegarão os resultados positivos.

E você, já tem seu consultório próprio? Como você fez para montá-lo? Se ficou alguma dúvida ou tem sugestão para outro post, compartilhe-a conosco aqui nos comentários que teremos o maior prazer em responder!

Deixe uma resposta