Como conquistar e fidelizar clientes

Mais do que atrair novos clientes para o seu consultório, é preciso descobrir maneiras de conquistar aqueles que já se consultam com você. Dessa forma, você consegue garantir uma agenda sempre repleta de atendimentos – algo que é bom para a sua carreira e para o seu negócio. Mas quais são as melhores estratégias para fidelizar pacientes que buscam um estilo de vida mais equilibrado? Reunimos quatro ideias abaixo, acompanhe:

4 ações para fidelizar os seus pacientes

1. Tenha uma boa conversa com cada paciente

Sempre que um novo paciente entrar em seu consultório, é essencial ter um longo diálogo com ele. Assim, você consegue captar as necessidades específicas de cada um e tem informações para montar um cardápio mais completo e adequado. É preciso perguntar sobre hábitos alimentares, alergias e preferências, por exemplo. Também é bacana ter conhecimento se o paciente já tentou fazer alguma dieta e o que deu ou não certo. Quanto mais específico for o plano alimentar que você desenvolver, maiores são as chances de o cliente manter a dieta, gostar dos resultados e voltar a se consultar com você.

2. Use um bom sistema de cadastramento e registro de informações como apoio

Para fidelizar é preciso criar laços mais fortes com o paciente. Isso significa que eles precisam sentir que o nutricionista lembra quem eles são e quais são as suas preferências. Se a cada vez que um cliente entra no seu consultório ele precisa repetir todas estas informações e se percebe que você sequer lembra quem ele é, são poucas as chances de que ele estabeleça laços emocionais com a sua clínica. Sendo assim, é bastante provável que o paciente troque de nutricionista se achar um profissional que faça consultas mais perto de onde ele mora ou que cobre menos.

Sabemos que lembrar do nome, da idade e das preferências de cada paciente pode ser uma tarefa difícil. Mas existe uma solução para isso: conte com um sistema que permita que você faça registros relevantes acerca de cada cliente que atende. Assim, é possível acessar as informações rapidamente antes e durante a consulta.

3. Tenha um calendário de eventos importantes 

Enviar mensagens em datas especiais também é uma estratégia de fidelização. Clientes gostam de saber que são lembrados e importantes para as empresas e também para as clínicas de nutrição. Por isso, é indicado criar um calendário com datas que merecem ser celebradas – como o natal, o dia das mães e aniversários. Nestas datas, envie um texto curto, mas que reflita bem a época que estiver sendo comemorada. As mensagens podem ser enviadas por e-mail ou diretamente para o smartphone do paciente.

4. Ofereça algum diferencial ao seu paciente 

É preciso dar motivos para que o paciente escolha a sua clínica e não a de outro nutricionista. Quais são os diferenciais do seu atendimento? Se você não conseguir pensar em nada, é hora de colocar em prática ações que destaquem o seu trabalho e ajudem a potencializar o atendimento oferecido na sua clínica. Melhorar o acompanhamento dos pacientes e oferecer um aplicativo que ajude no controle da dieta são dois bons exemplos.

Você já conhece o Dietbox? Solução desenvolvida especialmente para nutricionistas, o Dietbox é ideal para aumentar a fidelização dos seus pacientes. Acesse o site e saiba mais.