Nutricionista: saiba como atrair clientes para o seu consultório

Nem sempre é fácil começar uma carreira. Uma das maiores dúvidas de quem está entrando no mercado de trabalho é como atrair clientes para o consultório. Embora isso possa ser uma dificuldade um pouco maior para quem está começando, a preocupação de atrair e manter os pacientes deve ser uma questão constante do profissional para garantir a sustentabilidade do atendimento. Por isso, separamos algumas dicas para que o seu consultório esteja movimentado

Tenha segurança no que você faz

Você deve, sempre, ser o primeiro a acreditar no seu trabalho. Quando você está inseguro ou desmotivado, acaba passando isso para seus pacientes, que percebem e se sentem pouco à vontade. Portanto, procure estar sempre motivado, buscando novidades, mantenha-se-se atualizado, faça cursos e leia bastante. Quanto mais seguro e motivado você estiver, melhor será o seu atendimento. Lembre-se de que dieta por dieta há aos montes na internet; o que o paciente precisa é de um acompanhamento profissional motivador o suficiente para que ele não desista e faça as mudanças necessárias.

Construa uma marca de personalidade

Hoje ninguém vive sem divulgação, do marketing digital ao boca a boca. Por isso, dedique um tempo para a construção da sua marca. Faça parte de redes sociais, crie um blog e os alimente constantemente com conteúdo interessante, envolvente, atualizado e original.

Dessa forma, você se fará conhecido, expressará sua opinião profissional, manterá as pessoas – clientes e clientes em potencial – bem informados criando um relacionamento que pode ser muito lucrativo para ambas as partes.

Elabore um design e uma comunicação visual que expressem a essência da sua marca e divulgue cartões de visita e materiais gráficos também em academias, empresas, escolas e universidades.

Descubra e destaque seus pontos fortes

Todo mundo tem um ponto forte, você já parou para pensar qual é o seu? Invista nele e estabeleça uma especialidade. Ainda que você queira ajudar qualquer paciente com demanda nutricional, especialize-se em sua área favorita e trabalhe com prazer. Assim você estará agregando valor à sua consulta e criando diferenciais em relação à concorrência. A dica é investir no seu ponto forte, no que você mais gosta: nutrição infantil, obesidade, nutrição oncológica, ou qualquer outra área que permita que você aborde de uma forma específica aquele quadro clínico.

Procure parcerias

Uma boa ideia é buscar parcerias com médicos e academias. No primeiro caso, você pode marcar uma hora com a secretária e apresentar seu trabalho, fazendo uma proposta de parceria que seja interessante para ambos. Faça o mesmo com as academias mais próximas do seu consultório, oferecendo desconto nas consultas, por exemplo, para quem tem um pacote cheio na academia.

Apresente soluções

Qualquer pessoa que vá a um consultório está em busca de solução para o seu problema, certo? Então você precisa fazer exatamente isso, apresentar soluções. Ouça o que o paciente tem a dizer com cuidado, compreenda seus aspectos clínicos, mas procure também captar o seu momento emocional para conseguir a melhor abordagem. O que isso tem a ver com a atração de clientes? Quem fica satisfeito com o atendimento tende a fazer indicações, não se esqueça. Um cliente feliz com a sua consulta pode levar amigos, parentes, namorada…

Use a tecnologia a seu favor

Através de um software especializado você consegue dar muito mais qualidade ao seu atendimento, analisando cada processo e perfil de paciente de forma rápida e eficiente. O ideal é você ter um sistema completo de atendimento clínico com várias ferramentas que permitam que você faça avaliações físicas, dietas, envio de e-mails e de receitas, tudo de um mesmo lugar. Escolha um sistema que seja responsivo, ou seja, que também venha na versão mobile, assim fica ainda mais fácil acessar todos os dados e entrar em contato com o cliente a qualquer hora e de qualquer lugar.

Com essas dicas você monta uma verdadeira estratégia de captação de clientes e ainda consegue criar diferenciais entre os nutricionistas concorrentes.

Aproveite e veja aqui como agregar ainda mais valor ao seu atendimento com o Dietbox!

Deixe uma resposta