4 dicas para você se tornar um nutricionista de sucesso

Engana-se quem pensa que só procura o nutricionista quem quer emagrecer ou faz academia. Pessoas desejando evitar futuros problemas de saúde, que apresentam reações a certos alimentos ou que simplesmente estão em busca de um presente mais saudável, também procuram esse profissional. Para atender um público tão diversificado, o nutricionista deve buscar a excelência em sua área. Como fazer isso? Separamos 4 dicas para que você se torne um excelente nutricionista e tenha sucesso em sua carreira. Acompanhe:

1. Conheça e respeite as diferenças

Você encontrará as mais variadas pessoas, com os mais variados organismos, gostos pessoais, reações alimentares e hábitos de vida. É preciso encontrar formas personalizadas de inserir uma alimentação saudável ao cotidiano de cada um delas. Além das diferentes reações que as pessoas apresentam a determinadas substâncias, o profissional deve respeitar certas decisões do paciente: não é possível, por exemplo, inserir carne na dieta de um vegetariano. É preciso ser flexível e pensar em alternativas.

2. Mantenha-se atualizado

É certo que o profissional deve estar atento às pesquisas e descobertas científicas, participando de congressos, lendo revistas e publicações reconhecidas na sua área. Mas além disso, é preciso estar antenado às tendências que surgem fora do mundo acadêmico: a cada dia que passa, aparecem na internet novas promessas mirabolantes para perder peso e resolver problemas alimentares, fazendo com que as pessoas apelem a esse tipo de “notícia” ao invés de procurar um nutricionista. É possível que seus pacientes o procurem após tentativas frustradas de emagrecimento copiadas de algum site ou mesmo que eles apresentem danos causados por dietas ditas milagrosas. Mantenha-se atualizado e antecipe-se ao que você encontrará.

3. Escolha uma área de atuação e aprofunde-se nela

A nutrição é um campo muito maior do que se imagina! Por isso, é preciso decidir por uma área para poder dedicar-se ao máximo a ela; afinal, fica difícil para um único profissional tomar a frente e cuidar de vários pacientes de diferentes categorias. É possível escolher entre áreas como nutrição clínica, nutrição esportiva, administração de serviços de alimentação, alimentação do trabalhador, nutrição de saúde pública, vigilância sanitária, etc. Sem esquecer da possibilidade de seguir na carreira acadêmica. O mercado de trabalho para esse profissional é enorme, por isso, escolha uma área e torne-se um expert no seu campo de atuação.

4. Relaxe: você é um ser humano como qualquer outro

Sim, o nutricionista come uma coxinha de vez em quando! Conhecendo o funcionamento do corpo humano, os benefícios e malefícios dos alimentos, é normal que o profissional mantenha uma dieta equilibrada, mas saborear um alimento que não está na lista dos mais saudáveis não é nenhum pecado, nem um deslize: é uma opção que todos podem fazer de vez em quando, inclusive os nutricionistas.

Com essa postura em mente, ser nutricionista significa também auxiliar seus pacientes sem impor a eles uma dieta radical que mude seus hábitos alimentares da noite para o dia, mas acompanhando-os a cada refeição, com seus méritos e seus deslizes.

Gostou das dicas? Então, acesse agora a Dietbox e conheça o melhor software para nutricionistas disponível no mercado!

Deixe uma resposta