Por que fazer trabalho voluntário pode ser bom para sua carreira

Você dedica parte do seu tempo para fazer trabalho voluntário? Além de esta ser uma maneira de contribuir com a sociedade, é uma ação que pode ajudar a promover a sua carreira como nutricionista. Profissionais de diferentes setores podem usar os seus conhecimentos de forma voluntária. Não é diferente para quem trabalha com nutrição! Saiba porque fazer trabalho voluntário é uma boa ideia e conheça algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas:

Benefícios que o trabalho voluntário traz para a sua carreira

Além de fazer bem para a sociedade, o trabalho voluntário é uma forma de promover a sua carreira. Ajudar comunidades carentes, por exemplo, é uma ação positiva – que reflete na sua imagem profissional. Algumas destas ações são veiculadas em mídias como rádios, televisões e jornais impressos. A possibilidade de ter o seu nome vinculado a uma notícia assim traz repercussões positivas para o seu consultório.

Outro ponto interessante é a possibilidade de ampliar os seus contatos profissionais. Fazendo trabalho voluntário, você pode conhecer outros profissionais da área. Talvez alguns destes novos contatos rendam parcerias promissoras. Além disso, o seu trabalho é conhecido por mais pessoas – algumas delas podem vir a se tornar novos pacientes. Ao fazer uma palestra sobre vida saudável, por exemplo, não deixe de compartilhar seus números e endereços de contato.

Outros benefícios estão relacionados ao seu desenvolvimento profissional. Dedicar tempo ao voluntariado é uma oportunidade para praticar seus conhecimentos, entrar em contato com diferentes realidades e conhecer diferentes casos e dúvidas de pacientes. Esses são aspectos que também incentivam o seu interesse pela busca de novas informações e pelo constante aprendizado – algo essencial para que o nutricionista esteja sempre atualizado.

Além de tudo isso, o voluntariado é uma oportunidade para que o profissional promova a qualidade de vida e a alimentação saudável em diferentes meios e ambientes.

Possibilidades de atuação voluntária para o nutricionista

Existem algumas possibilidades de locais que o nutricionista pode escolher para dedicar parte do seu tempo livre. Entre eles, escolas, comunidades carentes, universidades e clubes. Conheça algumas ideias:

Palestras em clubes

Existe algum clube próximo a sua casa ou ao seu consultório? Que tal se oferecer para fazer uma palestra sobre algum assunto relacionado à saúde? Você promove o bem estar, compartilha conhecimento e informações úteis e ainda aproveita para divulgar o seu consultório.

Atendimento a comunidades carentes

Que tal oferecer o seus serviços para pessoas que não podem pagar por um atendimento particular? Contate alguns colegas de profissão, escolha uma região carente da sua cidade e organize um dia para promover a saúde entre as pessoas que fazem parte da comunidade. Você também pode participar de programas que já existam na sua cidade – alguns deles ocorrem em creches, centros educacionais e abrigos. Esta é uma excelente oportunidade para associar o seu nome a ações positivas!

Compartilhamento de conhecimento em universidades

Outra ideia é fazer palestras em cursos voltados para a área da saúde. Você pode compartilhar seus conhecimentos com futuros profissionais da sua área, trocar ideias e até conhecer algumas tendências e novidades do seu campo de atuação.

Você já fez trabalho voluntário dentro da sua área? Compartilhe sua experiência com a gente!

Deixe uma resposta