Concursos na área de nutrição

Uma das práticas mais recorrentes no nosso mercado de trabalho para a busca de um emprego é optar por realizar um concurso público. Concursos públicos são realizados em todo o Brasil, em diferentes estados e municípios, com o objetivo de encontrar profissionais capacitados para atender a população brasileira em diversas áreas –  e a saúde é uma delas. Se você é nutricionista e acabou de se formar, deve estar se perguntando: mas existem concursos públicos na área da nutrição? Esse é o tema do nosso artigo de hoje!

Concursos públicos para nutricionistas: eles existem?

Concursos públicos na área da nutrição existem sim, assim como acontece em vários outros ramos da área da saúde que se diferenciaram da medicina. Nutricionistas são requisitados em concursos públicos federais, estaduais e municipais, e podem trabalhar em diferentes áreas de atuação.

Quais são as áreas públicas que contratam nutricionistas?

Várias são as oportunidades para nutricionistas nos concursos públicos. Além de poderem participar de concursos públicos que contratam profissionais para atuar em hospitais, clínicas de saúde, postos e outras instituições, nutricionistas também podem ser requisitados nas seguintes oportunidades:

  •          Escolas públicas municipais, estaduais ou federais;
  •          Restaurantes públicos;
  •          Presídios federais e estaduais;
  •          Vigilância Sanitária;
  •          Desenvolvedor de políticas públicas voltadas para a área da alimentação.

Portanto, para quem opta em fazer um concurso público na área da nutrição, mas não quer trabalhar somente na parte clínica, pode encontrar também diversas opções de trabalho em campos onde o conhecimento técnico desse especialista pode fazer a diferença.

Quais são os benefícios de se prestar um concurso na área da nutrição?

Os benefícios de se prestar um concurso público na área da nutrição são os mesmos de se optar por realizar um concurso público em qualquer área. Além da estabilidade e segurança na carreira garantia para os profissionais concursados, os salários oferecidos são geralmente em valores acima do que o encontrado no mercado e seus benefícios também são mais interessantes para quem opta por esse estilo de carreira. É preciso, entretanto, se dedicar muito aos estudos para poder conquistar uma vaga em qualquer opção de concurso público realizado na área da nutrição.

Como posso ficar sabendo dos concursos abertos nessa área?

Existem duas maneiras de se informar sobre os concursos públicos abertos para a área da nutrição em todo o país. A primeira maneira, e a mais prática, é utilizando a internet para procurar nos sites das instituições responsáveis pelos concursos, para saber quais estão com as inscrições abertas. Muitos sites não oficiais também se especializam em compilar essas informações para os “concurseiros”.

A segunda maneira é ficar atento às publicações do Diário Oficial da União, onde são publicados todos os concursos públicos na esfera federal. Para saber sobre os concursos estaduais e municipais é preciso ficar atento aos diários relacionados com cada repartição pública. Depois disso basta consultar os editais e verificar as datas da inscrição, das provas e dos resultados e se preparar bastante para uma rotina intensa de provas e muita dedicação.

Você ficou interessado em fazer concurso público na área da nutrição? Conte para a gente! Compartilhe sua opinião!

Deixe uma resposta