Carreira acadêmica na área da nutrição

A qualidade de vida está ligada diretamente com o aumento da expectativa de vida da população e a alimentação tem papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças agudas e crônicas, fortalecimento do sistema imunológico, criação, reparo e manutenção de diversos tecidos corporais, dentre muitas outras funções. Nesse contexto, as funções de pesquisador e professor de Nutrição são muito importantes para a sociedade.

O Nutricionista na área acadêmica

O nutricionista é o profissional bacharelado em Nutrição, responsável e dedicado a promover, recuperar e manter a saúde da população por meio da alimentação. Dentro da profissão, é possível seguir diversas áreas de atuação, como clínicas, hospitais, saúde pública, indústria de alimentos, restaurantes, nutrição esportiva, educação e a carreira acadêmica.

A carreira acadêmica compreende ensino, pesquisa, extensão e coordenação de cursos. O profissional que deseja seguir essa área deve gostar de pesquisar sobre um ou mais assuntos dentro da área da saúde, passar o conteúdo estudado para as pessoas, além de ajudar na formação acadêmica dos alunos.

O nutricionista que faz carreira em escolas, faculdades e universidades como professor é o profissional que, a partir de seu profundo conhecimento do corpo humano, nutrientes e suas melhores combinações, pode promover o a capacitação de novos profissionais e favorecer o crescimento dessa classe de profissionais. Os pesquisadores garantem que os professores terão sempre novas descobertas a serem transmitidas aos graduandos – o que ocorre frequentemente na área da Nutrição.

O caminho na graduação – Iniciação Científica

Nutricionistas que seguem carreira acadêmica, normalmente começaram suas atividades de pesquisa em uma Iniciação Científica, ou seja, um estágio dentro dos departamentos dedicados à pesquisa, por exemplo, Bromatologia, Fisiologia e Nutrição Clínica.

Aqui o aluno desenvolve seu próprio trabalho de pesquisa, além de ajudar mestrandos e doutorandos em seus projetos mais complexos e extensos. É uma excelente oportunidade de caminhar dentro de diversas linhas de pesquisas em uma universidade, aprender muito e, claro, publicar seu artigo científico – sempre com o auxílio de um orientador, normalmente um pós-doutorando ou professor da universidade, porém sem ser necessariamente do curso de Nutrição.

É possível pesquisar biocompostos, avaliar a saúde de uma comunidade, realizar intervenções alimentares e contabilizar o que surtiu efeito, e assim por diante. São estudos simples que, normalmente, duram um ano.

Caminhando na universidade – Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

O nutricionista pode agregar maior carga de informações ao seu trabalho de Iniciação Científica. Se não houve o estágio na área de pesquisa, não há problema algum, caso o interesse por pesquisa seja despertado mais tarde, após se formar.

Durante o mestrado, o nutricionista pode realizar seu projeto de pesquisa e dar aulas no curso de graduação, assim como no doutorado. Pontos fortes? Alunos e professores aprendem, pois o mestrando ou doutorando que deseja se tornar professor titular do curso de Nutrição deve obter, no mínimo, o título de doutorado e será muito apreciado se obtiver o pós-doutorado.

Quantos anos são necessários para completar essa jornada incrível? Dependendo de cada universidade, pode-se levar de 6 a 9 anos para ser possível se candidatar à vaga de professor titular ou de coordenador de curso de graduação.

Coordenador de curso de Nutrição

É o responsável por desenvolver e consolidar o currículo escolar e o corpo docente do curso de graduação em Nutrição. Definir através de pesquisas, reuniões e um consenso entre diversos profissionais nutricionistas ou não, que farão parte do corpo docente.

Quais são as disciplinas que deverão ser incluídas na grade curricular, número de créditos, estágios curriculares, estrutura física, formação do corpo docente, e assim por diante, são algumas das funções do coordenador de curso.

Você tem interesse em seguir a carreira acadêmica? Conte para nós como tem sido sua experiência nessa área!

Deixe uma resposta