Você conhece os benefícios da Nutrição Holística?

Atualmente, o cuidado com a saúde humana tem o foco na doença e seus sintomas, muitas vezes sem levar em conta o paciente e o ambiente no qual vive. Na intenção de trabalhar as doenças de forma preventiva, muitos profissionais da saúde utilizam a visão holística no seu dia a dia, dentre eles os nutricionistas. O termo “visão holística” é utilizado quando se quer compreender a relação do todo, ou seja, entre o que causou as alterações fisiológicas, o conjunto de sinais e sintomas e como será o caminho do tratamento do paciente.

Para os nutricionistas e demais profissionais da saúde, a nutrição é essencial para a saúde e bem-estar de qualquer indivíduo. É missão quase impossível qualquer mudança benéfica na saúde sem que haja interferência de alimentos saudáveis. E é por isso que a Nutrição Holística começou a ganhar cada vez mais força.

Abordando todo o ser

Dentre diversas áreas da nutrição, a Nutrição Holística é uma abordagem natural sobre o modo de enxergar o indivíduo, sua relação com a comida e sua dieta propriamente. Essa visão faz parte do que é abordado há muito tempo pela Saúde Holística, um tratamento para o bem-estar, levando em consideração todos os aspectos da vida do ser humano. A diferença da medicina tradicional é que esta se concentra em tratar um ou mais sintomas associados a uma doença – e não propriamente a causa de tudo.

Diferentemente de um acidente repentino, uma doença crônica não surge da noite para o dia, ou seja, um ou mais motivos serviram para desencadear os mecanismos que favoreceram o desenvolvimento da patologia. Sendo assim, a Nutrição Holística está atenta a tudo.

Relacionando mais de um nutriente e mais de um sintoma

Além de considerar o indivíduo como um todo, o alimento também é avaliado em sua totalidade.  Para a Nutrição Holística, os alimentos não deveriam ser julgados por causa de um componente. Por exemplo, um alimento pode ser rico em carboidratos, mas pobre em proteínas. O outro pode ter boas concentrações de vitaminas A e C, mas pobre em vitaminas do complexo B. O caminho? Unir todos eles.

Um indivíduo diabético rotineiramente é orientado a ser cuidadoso com o consumo de açúcar, carboidrato refinado e alimentos com alto índice glicêmico. No entanto, o que muitas vezes não é levado em consideração é que o diabetes – e a resistência à insulina que precede essa doença crônica – é frequentemente acompanhada de hipertensão arterial, ou pressão alta. Assim, o paciente deve evitar alto consumo de sódio também.

Além de tudo isso, sabe-se que a inflamação sistêmica (de todo o sistema) faz parte dessas doenças crônicas, portanto, o consumo de nutrientes anti-inflamatórios é essencial!

Aplicando no dia a dia

Um dos princípios básicos da atuação do nutricionista é favorecer a promoção da saúde através do consumo equilibrado de alimentos saudáveis, agindo, portanto, de forma preventiva. A Nutrição Holística atua nesse mesmo caminho, porém com mais ênfase em considerar todo o histórico alimentar, cultural, social, econômico e familiar do paciente, associar diversos fatores de vida com o que pode ter causado os primeiros sintomas e a doença.

Além disso, o nutricionista com visão holística pode trabalhar com outros profissionais que aplicam terapias que seguem seu mesmo caminho, cromoterapia, Reiki, Yoga, terapia holística, e assim por diante.

O que achou do post? Você costuma aplicar conceitos da nutrição holística no seu dia a dia como nutricionista? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

One thought

Deixe uma resposta