Como usar o marketing para ter sucesso na minha clínica de nutrição?

Você provavelmente já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Essa afirmação é uma verdade que também deve ser valorizada no campo da saúde. As estratégias de Marketing tem mudado completamente a maneira como as empresas, profissionais e até mesmo clínicas se comportam para conquistar seus clientes e aumentar sua lista de apreciadores.

Em um universo cada vez mais dinâmico e tecnológico, as estratégias de marketing podem fazer a diferença na sua rotina de trabalho e garantir o sucesso da sua clínica. Ficou interessado em saber como utilizar esses conceitos e praticar o marketing para clínica de nutrição? Confira as nossas dicas logo abaixo!

Como usar o marketing na clínica de nutrição

1. Tenha uma especialidade

Uma estratégia de marketing indispensável para um profissional da área da saúde é saber exatamente como se posicionar no mercado para atrair clientes que podem se beneficiar do seu atendimento. Para isso, o profissional tem que definir uma especialidade de atuação única, para poder se diferenciar de outros nutricionistas, atingindo uma parcela específica da população.

Por esse motivo, nunca coloque no seu cartão que você é nutricionista e atende todos os tipos de casos disponíveis. Escolha aquela área que você é melhor e foque nisso. Seja um nutricionista esportivo, ou que trabalha com crianças, ou que atua com obesidade, ou que só atende pacientes em ambiente hospitalar. Quanto mais especialista em uma área de atuação você for, mais vai conquistar clientes que se encaixam no perfil da sua clínica.

2. Mostre seus títulos e cursos

Quer propaganda melhor do que mostrar para os outros as suas especializações, títulos e cursos? Pacientes adoram saber que estão sendo atendidos por profissionais de renome e que são reconhecidos no mercado de trabalho. Por esse motivo emoldure seus diplomas, certificados e outros títulos que julgar importante para expor a seus pacientes. Você verá o reconhecimento aparecer!

Além disso, sempre que participar de eventos ou cursos na área de sua especialidade, divulgue nas redes sociais, fazendo check-in no local, por exemplo.

3. Esteja sempre disponível para seus clientes

Ser um bom profissional também é uma estratégia importante de marketing. O nutricionista disponível, solícito e atencioso conquista seus clientes antigos e pode atrair novos pacientes para sua clínica de nutrição, já que hoje a dedicação e a paciência são características muito admiradas em profissionais da área da saúde.

Tente se mostrar disponível para seu cliente, até mesmo fora dos horários de consulta: responda e-mails, atenda telefonemas e retorne requisições nas redes sociais sempre que possível!

 4. Defina as personas do seu negócio

As personas são personagens semi-fictícios, criados a partir do perfil traçado de um cliente ideal. Para construir uma persona é preciso realizar entrevistas com alguns clientes e assim encontrar características em comum entre eles.

Essas informações ajudarão você a construir a persona e assim direcionar as suas estratégias de marketing a elas, alcançando uma maior assertividade.

5. Tenha uma identidade visual

Para que as pessoas reconheçam a sua clínica e você possa ter materiais promocionais de qualidade, sejam impressos ou na internet, ter uma identidade visual definida é muito importante.

Por identidade visual não se entende apenas o logotipo da empresa, mas sim todos os grafismos e outros elementos do design que devem ser usados como padrão.

6. Explore as redes sociais

As redes sociais são hoje uma porta de entrada para novos pacientes e clientes, que desconheceriam seu serviço caso não tivessem a indicação de um amigo, familiar ou colega de trabalho. Com a internet hoje é possível avaliar clínicas, seguir perfis de profissionais e acompanhar artigos publicados por eles sobre assuntos que são de interesse de todos. Se você ainda não tem um perfil profissional nas redes sociais, talvez seja a hora de começar a avaliar sua presença no Facebook, Twitter, Instagram, entre outros.

Vale ressaltar que não basta abrir perfis nessas mídias, é necessário criar conteúdo relevante e de qualidade para elas, de modo que as pessoas se sintam convidadas a acessar aquilo que você publica.

7. Tenha um blog profissional

Além dos perfis nas redes sociais, outra forma de divulgar o seu trabalho como nutricionista na internet é por meio de um blog profissional. Os blogs diferenciam-se das mídias sociais por comportarem uma quantidade maior de palavras no conteúdo desenvolvido, que pode ser mais rico e completo.

Com um blog profissional, você poderá se tornar referência em sua área de atuação e adotar estratégias de marketing de conteúdo. Além disso tudo, os blogs também podem contribuir para que a sua clínica seja mais facilmente encontrada quando alguém fizer buscas genéricas em sites de pesquisa, como o Google.

8. Crie um site para a sua clínica

A presença na internet também pode ser marcada por um site. Nele devem haver informações básicas, como as formas dos pacientes encontrarem sua clínica, sua formação, assim como a dos demais profissionais que atendem no local,etc.

Ao desenvolver um site, no entanto, é importante pensar na questão da usabilidade. Uma ideia interessante é escolher um template responsivo, ou seja, que se adapte ao tamanho da dela de qualquer dispositivo, sempre gerando uma boa experiência para os usuários que o acessam.

 9. Escreva um e-book

Para demonstrar o seu conhecimento na área em que atua e se posicionar bem perante o seu público, uma ideia interessante é escrever um e-book, que pode ser disponibilizado até mesmo de forma gratuita em suas mídias sociais, site e blog.

Para que o trabalho seja de qualidade e não ocorram erros no e-book, recomenda-se a revisão de textos por um profissional. Além disso, a parte gráfica pode ser desenvolvida por um designer, embasado nos princípios da sua identidade visual.

10. Pratique networking

É muito importante que você esteja sempre em contato com outros profissionais da sua área e até mesmo ramos complementares como a medicina, a psicologia, entre outras. A essa rede de contatos se dá o nome de networking.

Para ter um nome reconhecido no mercado e receber pacientes por indicações de outros profissionais, participar de eventos como cursos, palestras, encontros de saúde, entre outros, pode ser uma excelente ideia.

Ter boas estratégias de marketing pessoal para poder gerenciar melhor a sua clínica é uma ótima maneira de sempre ter a agenda cheia de pacientes. Para os nutricionistas, a importância dessas estratégias não é diferente.

Gostou das nossas dicas de marketing para clínica de nutrição? Conta pra gente! Compartilhe suas experiências!

Deixe uma resposta