Tudo que você precisa saber para elaborar uma estratégia de marketing para sua clínica de nutrição

Para usar o marketing como uma maneira de conquistar mais clientes para o seu consultório de nutrição, é preciso antes conhecer algumas estratégias básicas dessa ciência para poder aplicar no seu dia a dia. Pensando nisso, preparamos para você uma lista com todas as informações que você precisa saber para poder criar uma estratégia de marketing para a sua clínica de nutrição. Confira logo abaixo e mude a maneira como você e o seu consultório são vistos no mercado.

Conheça o seu cliente e o seu produto

O sucesso do seu serviço começa quando você sabe exatamente quem seus clientes são – e o que eles desejam de você. Por isso é preciso tirar um tempo para traçar um perfil da sua clientela: quem são essas pessoas? Qual a idade média desse grupo? Quais seus principais objetivos? Existe maior procura de homens ou mulheres na sua clínica? Essa estratégia no marketing é chamada definição de persona, e ela é uma das principais maneiras de compreender como você vai direcionar o seu trabalho para atender a demanda dos seus clientes.

Saiba o que você pode oferecer

Depois de conhecer o seu cliente, é a hora de começar a conhecer um pouco mais sobre você e o que pode oferecer para esse público alvo que você identificou. Qual é a sua formação? Você tem alguma especialização em alguma área? Tem facilidade para trabalhar com algum tipo de paciente ou condição clínica? Como é a sua conduta nutricional? Responder a essas perguntas vai lhe ajudar a direcionar ainda mais o seu serviço para clientes que querem ser atendidos por você.

Trace os objetivos da sua clínica

Se você tem uma clínica ou um consultório, deve ter traçado, mesmo que de maneira simples, um objetivo a ser alcançado no final de um período ou de um mês. Sem ter um objetivo, por mais simples que ele seja, é impossível traçar uma meta para direcionar o seu estilo de trabalho. Seu objetivo é atender um número específico de pacientes por mês? É ganhar um volume grande de dinheiro? Ou é ser reconhecido no mercado de nutrição por sua atuação? Trace o principal objetivo da sua clínica e use as outras estratégias definidas por você para conseguir alcançá-lo sempre!

Ofereça um serviço único

Clientes gostam de qualidade e, especialmente, de exclusividade. Quando você estabelece uma estratégia única de atendimento ao seu cliente, que é completamente diferente da proposta padrão apresentada por outros nutricionistas, ele vai se sentir valorizado e vai aceitar pagar um preço diferenciado por esse serviço. Por esse motivo é interessante, depois de estabelecer seus objetivos, seu público alvo e sua capacidade de atendimento, como você vai moldar o serviço ideal e exclusivo para seus clientes.

Estruture um planejamento de divulgação do seu serviço

Não adianta nada você pensar em todos os outros tópicos citados nesse texto se você não tirar um tempo para desenvolver um planejamento de divulgação do seu serviço, afinal, você não pode se esquecer que a propaganda é a alma do negócio. Planeje a divulgação do seu serviço usando redes sociais, propagandas em TV e jornais, divulgação em hospitais, clínicas médicas e outros centros de saúde para poder sempre conquistar novos clientes que se adequam ao estilo planejado para sua clínica.

Como você tem trabalhado as estratégias de marketing para a sua clínica de nutrição? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas!

Deixe uma resposta