Os benefícios do café

Quem sente o cheirinho de longe já sabe o que está por vir… Café, uma bebida adorada e apreciada no mundo inteiro.

Rico em nutrientes o nosso natural e tradicional cafezinho, se ingerido com moderação, pode trazer grandes benefícios a saúde!

O componente mais conhecido do café é a cafeína, um potente estimulante que melhora o estado de alerta e vigília, capacidade de raciocínio e resistência ao esforço físico.

Além dos estímulos ao sistema nervoso central, o café é rico antioxidantes que evitam a formação de radicais livres no organismo, protegendo e participando na atividade antiviral, antibacteriana e anti-hipertensiva, inibindo as inflamações e o estresse oxidativo, conferindo benefícios a saúde.

Mais do que saboroso, estudos relacionam o café a melhora da depressão, por interferir positivamente no humor, melhora na performance e na capacidade cognitiva, além  induz a perda de peso por participar no aumento da termogênese.

A revista New England Journal of Medicine publicou um estudo que analisou os hábitos de consumo de café de mais de 400 mil homens e mulheres americanos (com idades entre 50 e 71 anos), tornando-o o maior estudo que avaliou a relação entre consumo de café e saúde humana.

Como resultado, identificou-se que o consumo de café pode estar inversamente relacionado à mortalidade total (quando ajustado pelos outros fatores de risco). Além disso, os tomadores de café também apresentaram menor mortalidade por causas cardíacas, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, causas externas, diabetes e doenças infecciosas. Esse consumo vale tanto para os consumidores de café com cafeína quanto descafeinado.

Quando associado ao esporte, a cafeína tem sido alvo de inúmeros estudos envolvendo práticas  de resistência como ciclismo, atletismo, natação e até mesmo em modalidades que estão em evidência como o Crossfit. No futebol, por exemplo, considera que a cafeína aumenta o desempenho, melhora o tempo de reação, atenção mental e o processo visual.

Mas por favor, não estrague tudo isso colocando açúcar no seu sagrado cafezinho.

Aprecie com moderação.

claudiaCláudia Foscarini

Deixe uma resposta