Quais são os benefícios de investir na fidelização dos meus pacientes?

O sucesso de uma clínica de nutrição está relacionado à presença frequente de pacientes na sua rotina de atendimento diário. A fidelização dos seus pacientes é uma estratégia essencial para quem quer garantir resultados positivos no seu ambiente de trabalho, aumentando também a satisfação de quem é tratado por você.

Ficou interessado em saber como a fidelização dos seus pacientes pode lhe ajudar a trazer benefícios para sua rotina de trabalho? Confira nesse artigo algumas das vantagens!

Garantia de agenda sempre cheia

O nutricionista que sabe fidelizar e aproximar seu paciente do seu estilo de trabalho vai conseguir aumentar bastante o seu número de atendimentos durante a semana. Essa vantagem é uma das principais relacionadas com a fidelização do paciente, já que a garantia de uma agenda sempre cheia resulta em melhor retorno financeiro para sua clínica.

Maior reconhecimento do seu trabalho

Ter a agenda cheia não é a única vantagem da fidelização dos seus pacientes. Nutricionistas que estão com a agenda sempre cheia e que são sempre procurados vivenciam um maior reconhecimento do seu trabalho, o que traz muita satisfação para o profissional que se dedicou ao cuidado com seus pacientes. O reconhecimento do seu trabalho entra em um ciclo importante para esse profissional, já que quanto mais valorizado seu trabalho é, mais procurado ele será para atendimentos e, com agendas sempre cheias, o seu reconhecimento será cada vez maior.

Divulgação positiva do seu trabalho

Profissionais que sabem fidelizar seus pacientes têm uma importante divulgação positiva do seu estilo de trabalho. Pacientes sabem reconhecer quando são bem tratados, bem orientados e bem acompanhados por seus nutricionistas e, por esse motivo, divulgam positivamente o seu estilo de trabalho para outros potenciais clientes. A fidelização tem papel importante nessa estratégia, já que ela ajuda a aproximar o seu trabalho ao paciente, fazendo com que ele se sinta mais seguro e bem tratado por você.

Acompanhamento mais real dos resultados do seu paciente

Pacientes que estão engajados com o seu serviço são mais fáceis de tratar e orientar, já que eles confiam no seu trabalho e acreditam no seu potencial para melhorar a qualidade da sua saúde. Essa relação mais próxima permite que o trabalho do nutricionista seja facilitado, já que ele consegue acompanhar mais de perto os resultados reais do paciente durante o processo de reeducação alimentar. Quando mais fidedigno é o relato sobre suas rotinas alimentares, melhor será a atuação para modificar algum hábito irregular ou prejudicial para a saúde desse indivíduo.

Estratégias de fidelização do paciente

Para fidelizar corretamente o seu paciente, algumas estratégias podem ser importantes e podem fazer um grande diferencial na maneira em que você atua no seu atendimento. Algumas das condutas de maior sucesso de nutricionistas que fidelizaram seus pacientes são:

  • Estar sempre disponível: pacientes adoram profissionais que atendem suas ligações, que respondem e-mails rapidamente e que não se importam de tirar alguma dúvida através de aplicativos de mensagem no celular. Saiba coordenar bem o seu tempo para poder agradar ao máximo pacientes que são fieis clientes da sua clínica.
  • Faça agrados para pacientes antigos: todo profissional tem aquela lista de pacientes que confia no seu trabalho e que não abre mão de ser atendido por você. Leve em consideração a importância de agradá-los sempre que for possível: tenha horários na sua agenda sempre disponíveis para eles, mande lembranças no aniversário e nas datas festivas e esteja sempre disponível para tirar suas dúvidas.
  • Use softwares que lhe aproximam do cuidado diário com o paciente: alguns softwares têm ajudado muito a tornar a relação entre o profissional e o paciente ainda mais próxima, facilitando as condutas do nutricionista e a adesão do cliente à dieta. Alguns desses softwares, como o Dietbox, criam essa ponte importante na relação, permitindo que o nutricionista e o paciente estejam sempre em constante comunicação com relação à seus hábitos alimentares.

Quais benefícios da fidelização dos seus pacientes você já observou na sua rotina? Conte para a gente! Deixe um comentário sobre esse assunto!

Deixe uma resposta