A banana e seus benefícios para a saúde

A banana é um dos alimentos mais tradicionais da cozinha do brasileiro. Essa fruta, de origem asiática, compõe muitas das nossas refeições ao longo do dia e também é um ingrediente importante de receitas muito comuns da nossa cultura regional, como os doces, as tortas e até a farofa elaborada com a banana. Além de ser uma indispensável fruta da rotina da população brasileira, a banana é um dos alimentos mais importantes da nossa alimentação, já que o seu consumo regular resulta em vários benefícios para o organismo humano.

Se você ficou curioso para descobrir um pouco mais sobre os benefícios do consumo da banana para a manutenção da nossa saúde, confira informações importantes sobre esse alimento!

Boa fonte de carboidratos

Como qualquer outra fruta da nossa alimentação, a banana é uma fonte importantíssima de carboidratos para a nossa saúde – nutrientes que são a principal fonte de produção de energia para o organismo humano. Sua grande concentração de frutose, aliada a outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, transformam a banana em um alimento de fonte rápida e prática de energia metabólica para o corpo.

Ótima para a visão

A banana é uma fonte importante de vitamina A, um micronutriente indispensável para a formação e proteção da retina ocular, responsável por beneficiar as características da nossa visão. Quem consome banana regularmente tem menores riscos de desenvolver problemas degenerativos na região dos olhos, que prejudicam de maneira significativa a qualidade da visão.

Diminui níveis de estresse e depressão

O triptofano é um aminoácido encontrado na nossa alimentação que, quando ingerido, participa das reações metabólicas de produção da serotonina, um hormônio natural responsável por aumentar a nossa sensação de bem estar e diminuir os sintomas do estresse e da depressão. A banana é uma das principais fontes de triptofano da nossa alimentação, por isso seu consumo é tão associado com menores índices de problemas psicológicos e com melhores sintomas de humor.

Reguladora da digestão

As bananas são alimentos ricos em fibras dietéticas, compostos nutricionais que ajudam a regular o funcionamento do intestino. O consumo de bananas é mais indicado em quadros de diarreia, já que sua composição de fibras (que são, em maioria,frutooligossacarídeos) ajuda a formar o bolo fecal, evitando os sintomas tradicionais desse quadro e reduzindo as lesões na parede do intestino.

Além disso, os frutooligossacarídeos encontrados na banana também atuam como prebióticos após sua ingestão, já que participam da manutenção das colônias bacterianas naturais encontradas no nosso intestino, garantindo a manutenção da saúde do órgão.

Rica em potássio

A característica mais conhecida da banana é sua grande concentração de potássio, um mineral indispensável no funcionamento muscular e no controle dos batimentos cardíacos. Indivíduos que consomem pouco potássio podem apresentar maiores riscos de desenvolver câimbras e outros problemas musculares característicos da falta desse nutriente. Com a ingestão de uma banana, diariamente, a ingestão adequada de potássio é praticamente garantida, por isso essa fruta pode ser considerada tão importante para quem sofre com esses desconfortos musculares.

Protege os ossos

Você sabia que a banana é uma boa fonte de cálcio de origem vegetal? Esse nutriente é encontrado com facilidade na composição da banana, facilitando a manutenção da saúde das estruturas ósseas do corpo humano e diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

A banana é um alimento riquíssimo e surpreendente, por esse motivo, é considerada indispensável por profissionais da área da saúde para a alimentação do brasileiro.

Você consome banana diariamente? Gostou de conhecer os benefícios do consumo dessa fruta? Então acesse nosso blog e veja benefícios do espinafre, da batata doce e de outros alimentos!

Deixe uma resposta